VB 2008 - Minha primeira aplicação WPF


WPF ou Windows Presentation Foundation é uma parte do .NET Framework 3.0  sendo composto por um conjunto de classes que expõe suas funcionalidades.

Nota: Leia o meu artigo:  .NET - Apresentando o .NET Framework 3.0 

- O .NET Framework 3.0 está disponível para o Windows Vista, o Windows Server 2003 e o Windows XP;

- A versão 3.0 do .NET Framework é baseada na versão 2.0;

- Não houve nenhuma alteração na versão 2.0 do .NET Framework e os aplicativos feitos nesta versão continuam a funcionar sem necessidade de ajustes;

- O .NET Framework 3.0 possui atualmente mais 4 novos frameworks internos : Windows Workflow Foundation, Windows Communication Foundation, Windows CardSpace e Windows Presentation Foundation

De forma geral um programa WPF é composto por duas partes básicas :

Abrindo o Visual Basic 2008 Express Beta 2 iremos ver a seguinte tela:

Clicando em Create Project... ou no menu File New Project teremos a janela New Project também mostrada acima onde notamos dois novos templates : WPF Application e WPF Browser Application.

Clicando no botão OK vermos a interface do projeto conforme abaixo:

Como todo bom arquivo XML que se preza um arquivo XAML deve possuir:

Observe que na figura acima temos duas visões:  A Design e a XAML , clicando sobre as setas (Swap Panes) podemos alternar entre as mesmas; No modo de visão Design você tem um controle que permite controlar o tamanho da janela Window1.

Se visualizarmos a ToolBox iremos ver dois grupos de controles : Common e Controls

Como primeira aplicação vamos arrastar e soltar um controle Button e um controle ListBox na janela Window1 conforme figura abaixo:

Vamos alterar o texto exibido no botão. Aqui encontramos a primeira mudança em relação ao controle Button das versões anteriores. Não temos mais a propriedade Text no seu lugar entrou a propriedade Context:

Se examinarmos a janela de propriedade dos controles iremos notar mais diferenças para a versão anterior. No caso do controle ListBox não existe mais a propriedade DataSource no seu lugar temos a propriedade DataContext.

No evento Click do controle Button eu vou copiar e colar um código que faz o acesso ao banco de dados Northwind.mdb e exibe alguns dados da tabela Categories.

Defina os seguintes imports no formulário Window1:

Imports System.Data.OleDb
Imports
System.Data

A seguir inclua o código abaixo no formulário WIndow1:

Acima temos a figura do programa exibindo os dados após a sua execução.

Como é nossa primeira aplicação não entrei em detalhes do DataBinding do WPF (DataTemplate, ElementName, Windows.Resources, etc...)

Até que para um início começamos bem. Acessamos um banco de dados e exibimos informações de uma tabela em uma aplicação WPF.

È apenas a ponta do iceberg. Aguarde mais artigos sobre as novidades das ferramentas do Visual Studio 2008 e versões Express...

Até o próximo artigo ...

Referências?


José Carlos Macoratti