VB.NET 2008 - Sistema para Pizzaria


Você acredita que é possível criar um sistema completo para atender uma pequena empresa como uma pizzaria usando o VB 2008 Express Edition e tendo apenas os conhecimentos básicos da linguagem de forma rápida e eficaz ?

Pois este artigo vai mostrar que é possível.

Irei criar um pequeno sistema para pizzaria que embora simples é perfeitamente funcional e pode até ser usado no dia a dia de uma pequena pizzaria. O sistema não terá recursos avançados apenas o básico para atender chamados de clientes , criar um pizza , salvar o pedido e gerar um relatório do mesmo.

Vou iniciar mostrando o formulário principal da aplicação que na verdade o único formulário do projeto:

Neste projeto eu não estou usando o recurso de criar camadas de apresentação , de dados e de negócio, o que sempre é recomendável, pois o objetivo é mostrar que você pode criar um sistema rapidinho usando o básico da linguagem.

Você irá notar que a manutenção do sistema pode se tornar um complicador do processo principalmente se você pretender expandi-lo com novas funcionalidades. Isso ajuda a mostrar que este tipo de desenvolvimento deve ser evitado para aplicações comerciais e corporativas.

Eu não estou encorajando ninguém a adotar este prática no desenvolvimento de sistemas mas creio que vale a pena mostrar a flexibilidade e a facilidade de trabalhar com o VB .NET mesmo para iniciantes.

Estou salvando as informações em um banco de dados Access chamado PizzariaDB.mdb que possui as tabelas e os relacionamentos conforme a figura:

Como funciona o nosso sistema de pizzaria ?

Ao iniciar o sistema o usuário deve informar o número de telefone do cliente e clicar no botão Procurar Cliente;

Se o cliente já existir os seus dados serão exibidos no formulário caso contrário deverão ser informados e salvos;

Em seguida basta selecionar a pizza com os ingredientes desejados e criar o pedido. Ao encerrar esta fase é apresentado ao usuário o pedido com os dados selecionados e o valor total;

Confirmando o pedido o cliente deve clicar no botão - Encerrar Pedido - para poder gerar o relatório com visualização e opção de impressão;

Para permitir ver os pedidos dos clientes eu inclui um novo formulário chamado Pedidos.vb e criei também um novo Data Source contendo as tabelas: Customers,  Orders e Pizzas e no formulário criei um mestre detalhes envolvendo essas tabelas de forma poder saber quais os pedidos de um cliente.

No formulário principal inclui um novo botão de comando chamado : Ver Pedidos contendo o seguinte código:

Private Sub btnVerPedidos_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnVerPedidos.Click

My.Forms.Pedidos.Show()

End Sub

E , é só isso. Basta pegar o projeto  e usar na sua pizzaria. (Se for realmente útil não esqueça de enviar uma pizza por conta da casa...)

Enfim, um sistema simples, fácil de criar, que não requer prática nem muitas habilidades, mas difícil de manter.

Este sistema com os fontes completos esta no  Super DVD .NET .

No Super DVD .NET Você encontra mais de 100 sistemas completos para a plataforma .NET com o código fonte aberto para estudo e aprendizado !!!

Confira !!!  Super DVD .NET

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

  Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter

Referências:


José Carlos Macoratti