VB .NET - Controle de Agendamentos (completo com os fontes abertos)


O controle de agendamentos é uma aplicação feita na linguagem VB .NET que usa uma base de dados SQL Server 2008 para gerenciar os agendamentos de consultas de pacientes em uma pequena clínica.

Embora utilize um banco de dados relacional como o SQL Server o sistema não utiliza comandos SQL nem os objetos ADO .NET para realizar as operações de acesso e manutenção de dados.

Se você procurar em todo projeto não vai achar uma linha de código usando comandos SQL como SELECT, INSERT ou UPDATE;tampouco verá a utilização dos objetos SqlConnection, SqlCommand, SqlAdapter, etc.

Se você não sabe como criar uma aplicação sem usar os recursos citados acima esta aplicação foi feita para você pois lhe mostra como usar os novos recursos da plataforma .NET para acesso e persistência de dados que dão uma maior produtividade ao desenvolvedor.

Se você deseja conhecer esses conceitos essa aplicação vai lhe mostrar exatamente isso: como acessar e persistir dados usando o Entity Framework 4.0.

Ao invés de você se preocupar com banco de dados comandos SQL e objetos ADO .NET você trabalha com entidades e objetos em um modelo conceitual muito mais próximo do paradigma da orientação a objetos.

Você sabe gerar relatórios usando o PrintDocument sem usar um DataReader mas com coleção de objetos ?

Todos os relatórios do projeto foram feitos usando o PrintDocument e coleção de objetos.

Se você não sabe como trabalhar em camadas usando o Entity Framework pois então vai aprender pois a aplicação utiliza o conceito de 3 camadas usando os recursos do Entity Framework e os conceitos OOP.

A aplicação foi criada usando o Entity Framework versão 4 e possui o seguinte modelo de entidades geradas pelo mapeamento ORM a partir do banco de dados:

A aplicação esta estrutura em camadas sendo composta por uma solução com 3 projetos:

  1. Clinica - O projeto Windows Forms que contém os formulários com a interface com o usuário;
  2. EF_BLL - O projeto que representa a camada de negócios da aplicação;
  3. EF_DAL - O projeto que contém o Entity Data Model e a interface, a classe Base, a classe abstrata as classes concretas que representam a camada de acesso a dados;

A estrutura da aplicação pode ser vista na figura abaixo:

A aplicação possui opções para o cliente cadastrar médicos e pacientes e realizar agendamentos.

A seguir temos as principais telas e funcionalidades da aplicação:

1 - Tela principal contendo o menu de opções

2- Formulário para Cadastrar Médicos e Relatório de médicos

2- Formulário para Cadastrar Pacientes e Relatório de pacientes

3- Formulário para Controle de Agendamentos

O usuário pode filtrar os dados por Médico, Paciente e Status da Consulta bem como realizar, alterar e excluir agendamentos.

4 - Formulário para Cadastrar , alterar e excluir agendamentos

5- Relatório de agendamentos

É uma aplicação simples mas criada para que você possa estudar e compreender os conceitos dos novos recursos da plataforma .NET como Entity Data Model e Entity Framework sendo que ao final você estará em um patamar acima dos seus conhecimentos atuais e poderá tirar proveito disso em suas futuras aplicações desenvolvidas na plataforma .NET.

Enfim um sistema simples mas que usa muitos recursos da linguagem VB .NET e da plataforma .NET para acesso a dados com Entity Framework.

Sabe quanto custa este sistema ?

Nada. Sim eu disse nada.

Os recursos necessários são todos gratuitos :

Este programa esta completo, sem restrição alguma, e com os fontes totalmente disponível no Super DVD .NET que contém mais de 100 programas fontes para estudo e aprendizado.

Ideal para você aprender vendo como foi feito. Não precisa de recursos especiais nem de conhecimento avançado.

Você recebe os fontes e pode estudar, alterar, adaptar para uso, revender, enfim pode fazer o que quiser...

Clique aqui e faça o seu Pedido

Veja também outros sistemas completos e abertos presentes no Super DVD .NET:


José Carlos Macoratti