VB .NET - Parâmetros e argumentos (revisitado)


Na maioria dos casos, um procedimento/método deve ter algumas informações sobre as circunstâncias em que foi chamado.

Um procedimento/método que executa tarefas repetidas ou compartilhadas usa informações diferentes para cada chamada. Essas informações consistem em variáveis, constantes e expressões que você passa para o procedimento/método quando você o chama.

Para comunicar essas informações para o procedimento/método, o procedimento/método define um parâmetro, e o código de chamada passa um argumento a este parâmetro.

Você pode considerar o parâmetro como um espaço de estacionamento e o argumento como um automóvel.

Assim como os automóveis diferentes podem estacionar em um espaço de estacionamento em momentos diferentes, o código de chamada pode passar um argumento diferente para o mesmo parâmetro toda vez que ele chama o procedimento/método.

Parâmetros

Um parâmetro representa um valor que o procedimento espera que você passe quando for chamá-lo. A declaração do procedimento define os seus parâmetros.

Quando você define uma Function ou procedimento Sub, você especifica um lista de parâmetros entre parênteses imediatamente após o nome do procedimento.

Ex: Function CalculaAreaTriangulo(ByVal base As Double, ByVal altura As Double) As Double

Para cada parâmetro, você especifica um nome, um tipo de dados e um mecanismo de passagem (ByVal ou ByRef (Visual Basic)).

Você também pode indicar que um parâmetro é opcional. Isso significa que o código de chamada não tem um valor passado para ele.

O nome de cada parâmetro serve como um variável local no procedimento.

Você usa o nome do parâmetro da mesma maneira que você usa qualquer outra variável.

Se o parâmetro for opcional, utilize palavra reservada Optional (Visual Basic) e a seguir defina o tipo de dados do parâmetro seguido por um sinal de igual (=) e o seu valor padrão.

Sub CalculaSalario(ByRef a As double, ByVal b As double , Optional ByVal c As Integer = 0)
End Sub

Argumentos

Um argumento representa o valor que você passa para um parâmetro de procedimento, quando você chama o procedimento.

O código de chamada fornece os argumentos quando chama o procedimento.

Quando você chama um Function ou procedimento Sub , você inclui um lista de argumentos entre parênteses imediatamente após o nome do procedimento.

Ex: Call CalculaAreaTriangulo(10,20)

Cada argumento corresponde ao parâmetro na mesma posição na lista.

Em contraste com a definição do parâmetro,  os argumentos não têm nomes.

Cada argumento é uma expressão, que pode conter zero ou mais variáveis, constantes e literais.

O tipo de dados da expressão avaliada normalmente deve coincidir com o tipo de dados definido para o parâmetro correspondente e, em qualquer caso, ele deve ser convertido para o tipo de parâmetro.

Se um parâmetro for definido como opcional => Optional(Visual Basic), você pode incluí-lo na lista de argumentos ou omiti-lo. Se você o omitir, o procedimento usa o valor padrão declarado para esse parâmetro.

Ex: CalculaSalario(10,20, 30) ou CalculaSalario(10,20)

Se você omitir um argumento para um parâmetro Optional e houver outro parâmetro depois, na lista de parâmetros, você pode marcar o local do argumento omitido por uma vírgula extra na lista de argumentos.

Ex: CalculaValor(10,20,,40)

Acima o procedimento/método CalculaValor possui o terceiro parâmetro como opcional.

(fonte : http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/vstudio/9kewt1b3.aspx acessado em fevereiro de 2013)

João 10:37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.

João 10:38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai.

Referências:


José Carlos Macoratti