ASP .NET -  As novidades do Visual Studio 2013 Preview (Git)


Recentemente foi lançado o Visual Studio 2013 Preview e no link para o site da Microsoft você encontra mais informações sobre cada edição.

Hoje eu vou escrever um pouco sobre as novidades para ASP .NET do Microsoft Visual Studio Express 2013 Preview for Web focando o recurso Git.

"O Visual Studio Express 2013 Preview para Web fornece as ferramentas básicas para o desenvolvimento para a Web. É possível usar os editores de marcação e código completos, as ferramentas de tempo de design, o suporte à linguagem avançada e outras ferramentas do Visual Studio Express 2013 Preview para Web para criar aplicativos Web inovadores e atrativos, APIs Web e aplicativos de página única com ASP.NET, para uso no local e na nuvem. "

Veja o que é preciso para instalar e usar a ferramenta:

Requerimentos de sistema

Sistemas operacionais compatíveis
  • Windows 7 SP1 (x86 e x64)
  • Windows 8 (x86 e x64)
  • Windows 8.1 (x86 e x64)
  • Windows Server 2008 R2 SP1 (x64)
  • Windows Server 2012 (x64)
Componentes requeridos
  • Internet Explorer 10
Requisitos de hardware
  • Processador de 1,6 GHz ou mais rápido
  • 1 GB de RAM (1,5 GB em caso de execução em uma máquina virtual)
  • 4 GB de espaço disponível no disco rígido
  • Disco rígido de 5.400 RPM
  • Placa de vídeo compatível com DirectX 9 em execução em um vídeo com resolução 1024 x 768 ou mais alta

No link você pode baixar e instalar a edição desejada. Eu vou baixar a edição Express.

Após Instalar o Visual Studio Express 2013 Preview for web vamos abrir a ferramenta e ver o que mudou.

Falando um pouco sobre o Git

Na tela inicial temos a esquerda o menu Start com as opções já conhecidas:

Clicando na opção Open from Source Control será aberta a janela Team Explorer - indicando o seu estado : Connect ou Offline

No link Select Team Projects podemos acessar soluções e projetos que estão armazenados no servidor de controle de versão do Team Foundation que estão associados a um projeto de equipe específico. (Para executar esses procedimentos, você deve ter a permissão de leitura definida como Allow)

Abaixo deste link temos a opção - Local Git Repositories  - o Visual Studio agora (desde janeiro de 2013) têm suporte ao Git disponibilizado em uma edição Express.

Obs: Veja neste link uma versão Git para o VS 2012 : http://visualstudiogallery.msdn.microsoft.com/abafc7d6-dcaa-40f4-8a5e-d6724bdb980c

Para quem não sabe o Git  é um sistema de controle de versão distribuído e um sistema de gerenciamento de código fonte. Ele foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux, mas foi adotado por muitos outros projetos.

Cada diretório de trabalho do Git é um repositório com um histórico completo e habilidade de acompanhamento das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central.

Então o Git é um sistema de controle de versão, projetado para facilitar o trabalho com projetos em equipe, permitindo que duas ou mais pessoas trabalhem juntas no mesmo projeto. Ele  também pode ser utilizado para quem trabalha sozinho, permitindo controlar as versões do projeto.

Funciona mais ou menos assim : cada membro da equipe tem sua pasta do Site, trabalha durante o dia, e no final o Git junta tudo em uma pasta no servidor ‘Principal’, evitando que arquivos sejam sobrescritos e também armazenando históricos e logs individuais de cada membro da equipe. Assim você sabe quando e o que cada um alterou.

Um dos recursos do Git é sua integração com o GitHub.

GitHub

O GitHub é a rede para programadores. Nele podemos criar repositórios (públicos e privados) para os nossos projetos, seguir outros desenvolvedores, baixar projetos, modificar projetos, receber atualizações de modificações de projetos, etc.

Você pode criar um repositório no GitHub e comitar as alterações no projeto Git.
 

Então podemos criar um repositório local para controlar as versões do nosso projeto ? Sim.

Clicando no link New abre-se um campo onde informamos o local e nome do repositório. Após isso clicando no botão Create temos o repositório criado:

Clicando com o botão direito do  mouse sobre o repositório temos as opções de abertura do mesmo.

  1. Open
  2. Open in File Explorer
  3. Open in Command Prompt

Nota: Veja o manual do Git neste link: http://git-scm.com/documentation

Clicando duas vezes sobre o repositório temos as opções do Projeto e a janela Output a informação sobre a tarefa executada.

Veja que é solicitado a instalação de um componente para o Git. Clique no link Install para abrir a janela com instruções. Para Instalar clique no botão Install. (A instalação será feita via Web Plataform.)

Após a instalação você poderá abrir a nova interface do Git:

Clicando no link  Abrir repositório existente e informando o caminho e nome do repositório desejado:

Poderemos gerenciar o nosso repositório com a ferramenta :

Nota: Temos que configurar um repositório remoto onde teremos o código do projeto para atualizações , sincronizações, commits, mudanças, controle de versão, etc.

O repositório remoto é onde fica a versão atualizada do projeto que recebe alterações durante o desenvolvimento.

Voltando para o menu Start do Visual Studio Express 2013 Preview para Web e  clicando em New Project teremos a janela New Project;

Observe que agora ao selecionar um projeto Web (para qualquer linguagem) temos uma única opção - ASP .NET Web Application (A subopção Visual Studio 2012 apresenta as mesmas opções de projetos anteriores.) chamada de One ASP .NET.

Esta opção abre a janela New ASP .NET Project onde podemos selecionar o template, definir as pastas para referências e configurar a Autenticação:

Após você informar o nome da solução e criar o seu projeto, para incluir a solução no Repositório clique com o botão direito sobre a solução e selecione a opção Add Solution to Source Control...

Selecionando a opção desejada, no nosso caso Git e clicando OK iremos incluir a solução no Controle de Versão:

Após isso ao abrirmos a janela do Team Explorer veremos a solução exibida no repositório local:

Clicando duas vezes sobre o repositório Teste e a seguir em Changes veremos os arquivos da solução:

Dessa forma você tem mais uma ferramenta como aliada de sua produtividade que permite controlar as alterações feitas no seu projeto.

João 12:35 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

João 12:36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles.

Referências:


José Carlos Macoratti