Pilula de ASP .NET MVC 4 - Templates de projetos


Quando você decide criar sua aplicação web usando o Visual Studio 2012 ou o Visual Studio 2012 Express for web ao abrir o Visual Studio você verá que existem vários templates prontos.

O instalador ASP.NET MVC 4 adiciona um novo tipo de projeto chamado Visual Studio chamado ASP.NET MVC 4 Web Application.

A seguir você pode escolher qual a linguagem vai usar : Visual Basic ou C#.

Depois você seleciona o projeto do tipo web e informa o nome da solução.

Quando você clicar em OK para continuar, você será apresentando com outra caixa de diálogo com mais as 6 opções projetos.

Esta caixa de diálogo permite que você personalize a sua aplicação ASP.NET MVC 4 que o Visual Studio vai gerar, permitindo que você especifique o tipo de site ASP.NET MVC que você deseja criar.

Existem 6 tipos de projetos e cada um orientado para um cenário diferente. Vejamos um resumo de cada um deles:

Empty - Este template cria uma aplicação ASP .NET MVC 4 com a estrutura de arquivos apropriada que inclui referências aos assemblies ASP .NET MVC bem como as bibliotecas JavaScript. Ele também inclui um leiaute de view padrão e gera um arquivo Global.asax que inclui a configuração padrão que a maioria das aplicações ASP .NET MVC precisa.

Basic - Este template cria uma estrutura de arquivos que segue as convenções ASP .NET MVC 4 e inclui referências aos assemblies ASP .NET MVC. Ele representa a estrutura mínima que você vai precisar para iniciar a criação de um projeto MVC 4.

Internet Application - Este template vai além do template Empty e inclui um controlador padrão (HomeController), um AccountController com toda a lógica necessária para registrar e logar usuários e views padrão para ambos os controladores.

Intranet Application - Este template é parecido com o anterior com exceção de que ele é configurado para usar uma autenticação Windows-based que é requerida em cenários de intranet.

Mobile Application - Este template é uma variação do template Internet Application o qual esta otimizado para dispositivos mobiles e inclui o framework jQuery Mobile e as views que se aplicam melhor ao HTML que trabalha melhor com o jQuery Mobile.

Web API - Este template é outra variação do template Internet Application que inclui um controler Web API pré-configurado. A Web API é o novo web service Restful HTTP que se integra com elegância ao ASP .NET MVC. A Web API é uma boa opção para criar rapidamente data services que sua aplicações baseadas em AJAX podem consumir facilmente.

O novo diálogo ASP.NET MVC também permite que você selecione um mecanismo de exibição ou sintaxe com a qual as suas views serão escritas.

Você pode usar o engine ASPX ou Razor.

Razor é uma sintaxe de programação ASP.NET usada para criar páginas web dinâmicas com o C# ou Visual Basic. O engine Razor estava em desenvolvimento em junho de 2010 e foi lançado para Microsoft Visual Studio 2010, em janeiro de 2011. Ele é um mecanismo de exibição simples e foi lançado como parte do ASP.NET MVC 3 e do conjunto de ferramentas do Microsoft WebMatrix .

A ideia por trás do Razor é fornecer uma sintaxe otimizada para a geração de HTML usando uma abordagem centrada em templates, com a transição mínima entre HTML e código. O projeto reduz o número de caracteres e teclas, e permite um fluxo de trabalho de codificação mais fluido por que não exige os blocos de servidor (<% %>) explicitamente dentro do código HTML . Outras vantagens do razor:

A desvantagem do Razor é que ele não permite a visualização da página no modo Design.

Nota: Existem outros view engines como o Spark e o NHaml que é um porte do Rails Haml view engine.

João 6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

João 6:58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

Referências:


José Carlos Macoratti