VB 6 -  Quebra-Cabeça


Uma programa simples que usa os recursos da linguagem Visual Basic 6 como Arrays, Timer, Números randômicos e Imagens para criar um pequeno quebra-cabeça.

Um Quebra-cabeça é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo. Acredita-se que a história começou quando no século XVIII um cartógrafo colou um mapa a uma tábua de madeira.

Os primeiros quebra-cabeças eram desenhos feitos em tábuas de madeira que depois eram cortados em vários pedaços com uma serra. Atualmente os mais comuns são feitos em algum tipo papel resistente e possuem as mais variadas imagens impressas, sendo as mais comuns paisagens naturais, reproduções de obras de artes famosas e construções típicas de alguma cidade. A imagem é colada no papel e depois é cortada em uma prensa, onde lâminas definem o formato das peças. Além dos quebra-cabeças de papel, atualmente também são comercializados os 3D, os que possuem ilusões óticas e os dupla-face.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quebra-cabe%C3%A7a

Principais funcionalidades da aplicação

A janela de apresentação do sistema:

O formulário principal que permite randomizar imagens aleatórias após clicar no botão Iniciar que você deverá memorizar após clicar no botão Parar.

Após isso você deve selecionar cada imagem e arrastá-la na posição correta.

Ao encerrar clique no botão Submeter e veja a sua pontuação e verifique se sua memória esta boa.

Um programa simples mas funcional que mostra o poder da linguagem Visual Basic. Estude o código fonte e aprenda como se faz.

Pegue o projeto completo aqui: QuebraCabeca.zip

João 7:33 Disse, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou.

João 7:34 Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

 

             Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter
 

Referências:


José Carlos Macoratti