ASP .NET MVC - Criando uma aplicação básica - CRUD com dropdownlist (Iniciante) -II


 Neste artigo eu vou mostrar como criar uma aplicação ASP .NET MVC básica que realiza o CRUD em uma base de dados SQL Server usando o VS 2013 Express for Web e o Entity Framework 6.


Na  segunda parte do artigo criamos o controlador para o Aluno e as views que permitem realizar o gerenciamento das informações, fizemos isso usando o recurso do Scaffolding e tivemos o código do controlador e as respectivas views geradas automaticamente. Vamos agora concluir a nossa aplicação gerando os controladores para Departamento e Assunto.

 

O termo scaffolding é  usado em programação para indicar que o código a que se refere é apenas um esqueleto usado para tornar a aplicação funcional, e se espera que seja substituído por algoritmos mais complexos à medida que o desenvolvimento da aplicação progrida.(wikipédia)

 

Recursos usados:

Criando os Controladores para Departamento e Assunto

Abra a solução Mvc_App_Crud  criada na primeira parte deste artigo usando o VS 2013 Express for web.

Vamos agora criar o nosso Controller para o Departamento na pasta Controllers.

Clique com o botão direito sobre a pasta Controllers e a seguir em Add -> Controller;

Selecione em seguida a opção MVC 5 Controller with views, using Entity Framework e a seguir no botão Add;

Informe a classe Departamento, o data context EscolaEntities e o nome DepartamentoController para o controlador marcando as opções conforme a figura abaixo:

Você verá na janela Solution Explorer o controlador DepartamentoController gerado na pasta Controllers e os arquivos Create.vbhtml, Delete.vbhtml, Details.vbhtml, Edit.vbhtml e Index.vbhtml gerados na pasta /Views/Departamento.

Vamos repetir o procedimento acima para a entidade Assunto criando o seu controlador e as respectivas views.

Clique com o botão direito sobre a pasta Controllers e a seguir em Add -> Controller;

Selecione em seguida a opção MVC 5 Controller with views, using Entity Framework e a seguir no botão Add;

Informe a classe Assunto, o data context EscolaEntities e o nome AssuntoController para o controlador marcando as opções conforme a figura abaixo:

Você verá na janela Solution Explorer o controlador AssuntoController gerado na pasta Controllers e os arquivos Create.vbhtml, Delete.vbhtml, Details.vbhtml, Edit.vbhtml e Index.vbhtml gerados na pasta /Views/Departamento.

Note que agora temos os 3 controladores e as respectivas views criadas na pasta Views em subpastas com o mesmo prefixo usado no nome dos controladores : Aluno, Departamento e Assunto.

Como já fizemos o ajuste no arquivo RouteConfig.vb a aplicação irá apresentar a página Index do controlador AlunoController quando for executada.

Abaixo temos o código do arquivo RouteConfig.vb para você lembrar da nova rota definida:

Para poder ter acesso às demais views vamos alterar o arquivo _Layout.vbhtml que esta na pasta /Views/Shared/ incluindo links para exibir o menu Departamento e Assunto conforme abaixo:

Nota: Você pode alterar o texto dos arquivos .vbhtml gerados customizando-os para a língua portuguesa.(Eu vou alterar alguns textos para você ver como fica)

Compile o projeto e verifique se não há erros.

Executando o projeto iremos obter agora a seguinte página inicial:

Observe que agora também temos as opções Departamento e Assunto no menu, além da opção Aluno.

Note também que os textos dos links e títulos da página estão agora em português. Eu alterei os textos no arquivo Index.vbhtml da pasta /Views/Aluno.

Clicando no menu Departamento teremos a seguinte página:

Temos as opções para gerenciar as informações sobre Departamentos o que nos permite incluir, alterar e excluir dados. Observe também os textos dos links e títulos alterados.

Da mesma forma clicando na opção Assunto do menu teremos a página com as opções para realizar as operações CRUD para Assuntos:

Dessa forma criamos uma aplicação ASP .NET MVC usando o Entity Framework 6 onde tratamos informações de mais de uma tabela, e usando os recursos da ASP .NET MVC 5, geramos todo o código para os controles e as respectivas views de forma automática.

Esta tudo funcional, e a sua aplicação pode até ser colocada em produção, se propósito dela for realmente esse.

Pegue o projeto completo aqui:  Mvc_App_Crud_2.zip

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
1 Pedro 2:12

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

  Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter

Referências:


José Carlos Macoratti