Xamarin.Forms - Apresentando os principais recursos


 No artigo de hoje vou apresentar os principais recursos usados na criação de uma aplicação Xamarin.Forms.
NotaQuando este artigo foi escrito o Xamarin era uma ferramenta paga, mas em março de 2016 ela foi adquirida pela Microsoft e agora esta integrada ao Visual Studio de forma gratuita. Você pode fazer o download do Xamarin neste link https://www.xamarin.com/download

O Xamarin.Forms, lançado em 2014, e é uma plataforma que roda no Xamarin e foi originalmente criada como um kit de ferramentas UI que permite aos desenvolvedores criar facilmente interfaces de usuário que podem ser compartilhadas entre Android, iOS e Windows Phone.

O Xamarin.Forms foi escrito na linguagem C#, e, permite a prototipagem rápida de aplicações que podem evoluir ao longo do tempo para aplicações complexas. Como os aplicativos Xamarin.Forms são aplicativos nativos, eles não têm as limitações de outros kits de ferramentas.

Usando a API Xamarin.Forms, você pode criar uma única base de código para sua interface de usuário, e plataforma Xamarin irá traduzi-lo automaticamente para os elementos de interface do usuário nativo para cada plataforma que você está alvejando.

A API Xamarin.Forms é conhecida como uma biblioteca de abstração de interface que funciona como uma Biblioteca de Classes Portátil (PCL), situando-se nas plataformas de destino e criando elementos de interface do usuário que o aplicativo precisa. A vantagem do Xamarin.Forms é que ele permite criar interfaces de aplicativo de forma rápida e com código compartilhado.

Neste artigo vou apresentar os principais recursos do Xamarin.Forms.

Principais Recursos

A API do Xamarin.Forms esta dividida em 4 áreas principais:

  1. Pages - o Xamarin.Forms representa uma única tela em sua aplicação. São semelhantes ao conceito de Activity do Android, ou a uma Page no Windows Phone, ou a um controle View no iOS;
  2. Layouts - É um subtipo especializado de View e atua como um container para outros Layouts e Views. Os subtipos de leiautes contém lógica que é especifica para organizar as views filhas de certa forma;
  3. Views - referem-se a controles ou  widgets em outras plataformas. Correspondem a elementos de interface do usuário como labels, buttons, campos textos, etc.;
  4. Cells - Esta classe é um elemento especializado que é usado para itens em uma lista ou tabela. Ele descreve como cada item na lista deverá ser desenhado;

1 - Pages

Uma página ocupa a tela inteira na maioria dos casos e age da mesma forma como uma Page no  Windows Phone e como um UIViewController no iOS; no Android ela se parece mais com um Resource.Layout e não como uma Activity.

Nota: Uma Activity é uma classe que gerenciar a UI. Todo aplicativo Android inicia com uma Activity.

Existem 5 tipos de Pages :

Tipo Descrição
ContentPage Contém uma única view.
MasterDetailPage Uma página que tem dois painéis para a página. Normalmente, o painel mestre irá conter os um menu com o detalhe do conteúdo.
NavigationPage Uma página que contém uma barra de navegação. As páginas são mantidas em uma pilha e podemos navegar entre elas.A barra de navegação pode manipular os botões de ambos os lados da barra, bem como um título.
TabbedPage Uma página de container. O TabbedPage atua como um recipiente que contém as páginas de conteúdo associados a cada guia.
CarouselPage Uma página que permite uma movimentação rápida para exibir outras views.

2 - Layouts

A classe Layout no Xamarin.Forms é um subtipo de view especializado, que atua como um recipiente para outros Layouts ou Views. Ela normalmente contém a lógica para definir a posição e o tamanho dos elementos filhos em aplicações Xamarin.Forms.

Existem 7 diferentes tipos de Layouts:

Layout Descrição
ContentLayout Usado como classe base para views definidas pelo usuário. Trata um único elemento.
Frame Um objeto Pai que contém um único objeto filho que pode ser enquadrado.
ScrollView Uma views capaz de ser muito maior do que a tela do dispositivo. Se o conteúdo não exceder o tamanho da tela, o deslocamento não tem efeito e atua como um modo de exibição padrão.
AbsoluteLayout Uma view que posiciona layouts filhos em posições especificadas usando âncoras para definir a colocação e o tamanho.
Grid Um layout que contém várias views dispostas em linhas e colunas (como seria encontrada em um visualizador de imagens da câmera).
RelativeLayout Um layout que posiciona os elementos relativos aos outras usando restrições.
StackLayout Um dos layouts mais usados. Ele posiciona os elementos filho em uma linha. O layout lida com os limites dos filhos, portanto, quaisquer limites definidos pelo usuário são substituídos.

3 - Views

O Xamarin.Forms usa a palavra View para se referir a objetos visuais, como botões, etiquetas ou caixas de entrada de texto - o que pode ser mais comumente conhecido como controles de widgets.  Estes elementos de interface do usuário são normalmente subclasses de View.

Nota: Emulador Android.

Existem atualmente 19 tipos diferentes de Views :

View Descrição
ActivityIndicator Usado para mostrar o progresso de tempo (durante uma atividade como download, cálculos, etc.)
BoxView Permite desenhar caixa sólidas coloridas.
Button Um botão padrão.
DatePicker Produz um controle para obter a data específico para a plataforma.
Editor Um controle editor de texto multilinha
Entry Um controle de entrada de texto de única linha.
Image Trata uma imagem a partir da plataforma host. Estes devem ser colocados em locais onde normalmente estão os gráficos (Resources/Drawable no Android, Resource no iOS, e Assets no Windows Phone).
Label Exibe texto que não pode ser alterado. Pode se estender por várias linhas.
ListView Exibe uma coleção de dados em uma lista vertical
OpenGLView É usado para jogos ou código que usam gráficos de forma intensa.
Picker Um controle giratório que permite escolher a partir de  uma lista de itens.
ProgressBar Parecido como a view ActivityIndicator.
SearchBar Um controle de entrada usado para realizar buscas.
Slider Um método de deslizamento para a entrada de um valor controlado de forma linear.
Stepper Uma view que permite a movimentação entre valores definidos pelo usuário usando os botões + e - .
Switch Uma view de alternância.
TableView Esta mais próximo de um TableView Android que possui linhas de células.(Não é o mesmo que o UITableView do iOS)
TimePicker Similar ao DatePicker, para obter a hora.
WebView Uma view que permite exibir HTML  gerado a partir de uma app ou usando um recurso online.

4 - Cells

Uma Cell (célula) é um elemento especializado usado para itens em uma tabela e descreve como cada item em uma lista deve ser desenhado. Uma Cell deriva de Element, a partir do qual o VisualElement também deriva. No entanto, uma Cell não é um elemento visual, ele apenas descreve um modelo para criar um elemento visual. A classe Xamarin.Forms.Cell fornece a classe base e as capacidades para todas as células Xamarin.Forms. As células são elementos concebidos para serem adicionado aos controles ListView ou TableView.

Nota:  Emulador Android.

Existem 4 tipos de Cells:

Cell Descrição
EntryCell Uma célula contendo uma Label e um campo de entrada de texto de linha única
SwitchCell Uma célula que contém uma Label  e  um interruptor liga/desliga.
TextCell Uma célula contendo um campo de texto primário e um secundários.
ImageCell Uma célula de texto que também contém uma imagem

Para concluir abaixo temos uma figura que exibe o ciclo de vida de uma aplicação Android e de uma aplicação iOS:

Acessada a partir de http://i.stack.imgur.com/Jn6MZ.png em dezembro de 2015.

Podemos então, resumir o processo no seguinte fluxo:

  1. Iniciar;
  2. Tornar a Interface do Usuário (UI) visível;
  3. Tratar eventos;
  4. Encerrar;

Aguarde mais artigos sobre assuntos relevantes em relação ao Xamarin e Xamarin.Forms.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
1 Timóteo 6:10

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Referências:


José Carlos Macoratti