Xamarin Android - Usando a Câmera


Neste artigo vou mostrar como usar a câmera do dispostivo em aplicações Xamarin Android usando o Visual Studio 2015 e a linguagem C#.

Existem diversas abordagens que podemos adotar para usar a câmera do dispositivo no Xamarin Android, e, neste artigo, eu vou usar o provider MediaStore.

O provedor (provider) de mídia - MediaStore - contém metadados para todas as mídias disponíveis em dispositivos de armazenamento interno e externo.

Nota: O recurso Provider do Android fornece classes para acessar os provedores de conteúdo fornecidos pelo Android. O Android é fornecido com vários provedores de conteúdo que armazenam dados comuns, como informações de contatos, informações de calendário e arquivos de mídia. Essas classes fornecem métodos simplificados para adicionar ou recuperar dados desses provedores de conteúdo.

Podemos usar o campo ActionImageCapture que é uma Intent padrão que pode ser enviada para que a câmera do dispositivo capture uma imagem e a retorne.

 Intent intent = new Intent(MediaStore.ActionImageCapture);
 StartActivityForResult(intent, 0);

A seguir usamos o método StartActivityForResult para chamar a Intent com a expectativa de obter algum resultado de volta; no caso a imagem capturada pela câmera.

Também definimos o método OnActivityResult que é chamado quando uma atividade que foi lançada termina, dando-nos o requestCode que usamos, o resultCode retornado e dados adicionais (data).

   protected override void OnActivityResult(int requestCode, [GeneratedEnum] Result resultCode, Intent data)
   {
         base.OnActivityResult(requestCode, resultCode, data);
         global::Android.Graphics.Bitmap bitmap = (Bitmap)data.Extras.Get("data");
         imgView1.SetImageBitmap(bitmap);
   }

Observe que tivemos que usar o atributo global::Android.Graphics.Bitmap para usar o tipo Bitmap e contornar o não reconhecimento do namespace :  using Android.Graphics;

Vamos então mostrar como implementar o recurso no Xamarin Android.

Recursos usados:

Nota: Baixe e use a versão Community 2015 do VS ela é grátis e é equivalente a versão Professional.

Criando o projeto no VS Community 2015

Abra o VS 2015 Community e clique em New Project;

Selecione a linguagem Visual C# e o template Android -> Blank App(Android)

Informe o nome Droid_Camera e clique no botão OK;

Abra o arquivo Main.axml na pasta Resources/layout e no modo Designer e a seguir inclua a partir da ToolBox os seguintes controles:

Ao inserir o RadioGroup já teremos o controle contendo 3 RadioButtons. Acrescentamos assim mais dois RadioButtons a partir da ToolBox no RadioGroup para ficar com 5 RadioButtons.

Abaixo vemos o leiaute no emulador do Xamarin e ao lado o respectivo código XML gerado :

     
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:orientation="vertical"
    android:layout_width="match_parent"
    android:layout_height="match_parent"
    android:weightSum="10">
    <ImageView
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="fill_parent"
        android:background="#c1cdcd"
        android:layout_weight="9"
        android:id="@+id/imgvw1" />
    <Button
        android:text="Abrir Câmera"
        android:layout_weight="1"
        android:layout_width="match_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:id="@+id/btnCamera" />
</LinearLayout>

Observe que usamos android:weightSum no layout em conjunto com android:weight em cada widget filha (ImageView e Button) para obter o layout exibido. (Veja abaixo o que diz a documentação)

Android: weightSum

Define a soma máxima do peso. Se não especificado, a soma é calculada adicionando o layout_weight de todas as views filhas. Isso pode ser usado, por exemplo, para dar a uma única view filha 50% do espaço disponível total, dando-lhe um layout_weight de 0,5 e definindo o weightSum para 1,0.
 

Agora vamos definir o código no arquivo MainActivity.cs vinculado a nossa view Main.axml.

Tratando a seleção nos RadioButtons

Abra o arquivo MainActivity.cs e altere o código desse arquivo conforme abaixo:

using Android.App;
using Android.Widget;
using Android.OS;
using Android.Content;
using Android.Provider;
using Android.Runtime;
using Android.Graphics;
namespace Droid_Camera
{
    [Activity(Label = "Droid_Camera", MainLauncher = true, Icon = "@drawable/icon")]
    public class MainActivity : Activity
    {
        ImageView imgView1;
        Button btnCamera;
        protected override void OnCreate(Bundle bundle)
        {
            base.OnCreate(bundle);
            // Set our view from the "main" layout resource
            SetContentView (Resource.Layout.Main);
            btnCamera = FindViewById<Button>(Resource.Id.btnCamera);
            imgView1 = FindViewById<ImageView>(Resource.Id.imgvw1);
            btnCamera.Click += BtnCamera_Click;
        }
        protected override void OnActivityResult(int requestCode, [GeneratedEnum] Result resultCode, Intent data)
        {
            base.OnActivityResult(requestCode, resultCode, data);
            global::Android.Graphics.Bitmap bitmap = (Bitmap)data.Extras.Get("data");
            imgView1.SetImageBitmap(bitmap);
        }
        private void BtnCamera_Click(object sender, System.EventArgs e)
        {
            Intent intent = new Intent(MediaStore.ActionImageCapture);
            StartActivityForResult(intent, 0);
        }
    }
}

Vamos entender o código :

1- Definimos uma variável do tipo Button que vai receber a instância do Button definido no Layout e uma variável do tipo ImageView para receber a instância do ImageView usado:

        ImageView imgView1;
        Button btnCamera;

2-  Fizemoa a vinculação da nossa Activity com o arquivo de layout Main e criamos a instância do botão e do ImageView usados no Layout e definimos o evento Click do botão :

        SetContentView (Resource.Layout.Main);
       btnCamera = FindViewById<Button>(Resource.Id.btnCamera);
       imgView1 = FindViewById<ImageView>(Resource.Id.imgvw1);

       btnCamera.Click += BtnCamera_Click;

3- No evento Click do botão : (ja foi explicado no início do artigo)

Usamos o método  ActionImageCapture  do provedor MediaStore para capturar a imagem usando a câmera do dispositivo e exibindo a imagem na widget ImageView.
    
Executando o projeto e fazendo a emulação no dispostivo físico usando o Vysor iremos obter o seguinte resultado:

Nota: Para saber como usar o seu dispositivo físico usando o Vysor leia este artigo : Veja como emular usando o Vysor - Macoratti

Obs: Eu estou usando um Alcatel PIXI 4 (lembre-se de instalar o driver adb para fazer a ponte entre o Windows e o

Nesta abordagem o deploy do seu aplicativo android será feito no dispositivo conforme mostra a figura abaixo:

Pegue o projeto aqui :   Droid_Camera.zip (sem as referências)

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
1 Coríntios 1:18,19

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Referências:


José Carlos Macoratti