Xamarin.Forms - Apresentando Estilos : Conceitos - I


Neste artigo vou apresentar o conceito de estilos em aplicações Xamarin Forms.

   

Há algum tempo atrás eu publiquei um artigo no site apresentando o conceito de Resources e ResourceDictionary em aplicações Xamarin Forms. Vamos aproveitar o conceito de resources e expandir nosso conhecimento para poder criar interfaces mais amigáveis com pouco trabalho.

Ao projetar sua interface de usuário, em algumas situações, você pode ter várias views como Labels, Buttons, etc., do mesmo tipo e, para cada uma delas, você precisará atribuir as mesmas propriedades com os mesmos valores.

Por exemplo, você pode ter dois botões com a mesma largura e altura, ou duas ou mais etiquetas com a mesma largura, altura e configurações de fonte.  Em tais situações, ao invés ficar atribuindo as mesmas propriedades muitas vezes, você pode utilizar o recurso dos estilos ou styles.

Um estilo permite que você atribua um conjunto de propriedades às views do mesmo tipo. Eles devem ser definidos dentro de um ResourceDictionary, e devem especificar o tipo para o qual se destinam e um devem possuir um identificador. Assim, aproveitamos o dicionário de recursos do aplicativo para tornar o estilo disponível para todos os controles.

No trecho de código a seguir temos um exemplo de como definir um estilo para views Label:

<ResourceDictionary>
     <Style x:Key="labelStyle" TargetType="Label">
         <Setter Property="TextColor" Value="Orange" />
         <Setter Property="FontSize" Value="Large" />
     </Style>
</ResourceDictionary

Vamos entender o código acima:

Você atribui um identificador usando a expressão x: Key e o tipo de destino com TargetType, passando o nome do tipo para a view de destino.

Os valores das propriedades são atribuídos usando os elementos Setter, cuja propriedade Property representa o nome da propriedade de destino e o Value representa o valor da propriedade.

Após isso basta atribuir o estilo às views Label da seguinte maneira:


<Label Text="Informe o seu nome:" Style="{StaticResource
labelStyle}"/>
 

Dessa forma, um estilo é aplicado atribuindo a propriedade Style a uma view com uma expressão que inclui a extensão de marcação StaticResource e o identificador de estilo(labelStyle) dentro de chaves.

Muito simples não é mesmo ???

Herança de Estilos

Os estilos dão suporte a herança e assim, você pode criar um estilo que deriva de outro estilo. Por exemplo, você pode definir um estilo que segmenta o tipo de abstrato view da seguinte maneira:

<Style x:Key="viewStyle" TargetType="View">
    <Setter Property="HorizontalOptions" Value="Center" />
    <Setter Property="VerticalOptions" Value="Center" />
</Style>

Este estilo pode ser aplicado a qualquer view, independentemente do seu tipo concreto. Então você pode criar um estilo mais especializado usando a propriedade BasedOn da seguinte maneira:

<Style x:Key="labelStyle" TargetType="Label"   BasedOn="{StaticResource viewStyle}">
     <Setter Property="TextColor" Value="Orange" />
</Style>

O segundo estilo, labelStyle,  se destina a ser usado com views Label, mas também herda as configurações de propriedade do estilo pai.

De forma resumida, o estilo labelStyle irá atribuir as propriedades HorizontalOptions, VerticalOptions e TextColor às views Label.

Aplicando estilos implícitos

A propriedade Style das views permite a atribuição de um estilo definido dentro dos recursos. Isso permite que você atribua seletivamente o estilo apenas a determinadas views de um determinado tipo.

No entanto, se você quizer que o mesmo estilo seja aplicado a todas as views do mesmo tipo na interface do usuário, atribuir a propriedade style para cada view manualmente pode ser um trabalho entediante.

Neste caso, você pode aproveitar o recurso chamado estilo implícito. Este recurso permite que você atribua automaticamente um estilo a todos as views do tipo especificado com a propriedade TargetType sem a necessidade de configurar a propriedade Style.

Para conseguir fazer isso, você simplesmente evita atribuir um identificador usando x:key, como na exemplo a seguir:

<Style TargetType="Label">
    <Setter Property="HorizontalOptions" Value="Center" />
    <Setter Property="VerticalOptions" Value="Center" />
    <Setter Property="TextColor" Value="Orange" />
</Style>

Observe que definimos um estilo especificando o TargetType e definindo Property e Value para as propriedades mas não atribuimos um identificador usando x:Key.

Os Estilos definidos sem um identificador serão aplicados automaticamente a todas as views Label na interface do usuário (de acordo com o escopo do resource dictionary) e você não precisará atribuir a propriedade Style nas definições de cada Label.

Assim usando estilos com o recurso StaticResources  temos uma ótima maneira de reduzir os valores duplicados, mas o que precisamos é a capacidade de alterar o dicionário de recursos em tempo de execução e ter as as atualizações de recursos refletidas quando referenciadas.

Para isso podemos usar DynamicResource nas chaves de dicionário associadas a valores que podem ser alterados durante o tempo de execução. Além disso, ao contrário dos recursos estáticos, os recursos dinâmicos não geram uma exceção em tempo de execução se o recurso for inválido e simplesmente usará o valor de propriedade padrão.

Na próxima parte do artigo vamos aplicar os conceitos apresentandos mostrando na prática como usar estilos.

(Disse Jesus) O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 
João 15:12

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

     Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter

Referências:


José Carlos Macoratti