Xamarin Forms - Parla : Usando o plugin TextToSpeech para sonorizar textos - II

 Neste artigo eu criar uma pequena aplicação usando a nova forma de compartilhar código usando a .NET Standard nas aplicações Xamarin Forms. 

Continuando o artigo anterior vamos criar o nosso primeiro projeto usando a opção .NET Standard como estratégia de compartilhamento de código multiplataforma.

Será um projeto bem simples que vai usar o plugin TextToSpeechPlugin, que pode ser usado para sonorizar textos, e,  cujo código fonte e documentação pode ser consultada neste link: https://github.com/jamesmontemagno/TextToSpeechPlugin

Recursos usados:

Criando o projeto

Abra o VS 2017 Community com update 15.5 e clique em New Project;

Selecione Cross-Platform e o template Cross-Platform App (Xamarin.Forms) e informe o nome AppParlaXF :

A seguir escolha para quais plataforma deseja criar o projeto e marque a opção .NET Standard como estratégia de compartilhamento de código.

Nota:  Para este exemplo eu marquei as plataformas Android e iOS usando Xamarin.Forms.

Incluindo a referência ao pacote TextToSpeech

No menu Tools clique em Nuget Package Manager e a seguir em Manage Nuget Packages for Solution;

Selecione o pacote Xam.Plugins.TextToSpeech e instale em todos os projetos:

A seguir abra a view MainPage.xaml e digite o código abaixo:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<ContentPage xmlns="http://xamarin.com/schemas/2014/forms"
             xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/2009/xaml"
             xmlns:local="clr-namespace:AppParlaXF"
             x:Class="AppParlaXF.MainPage">
    <StackLayout>
        <Entry x:Name="txtTexto" Placeholder="Digite o texto..." />
        <Button x:Name="btnParla" Text="Parla Xamarin Forms" Clicked="btnParla_Clicked" />
    </StackLayout>
</ContentPage>

Definimos uma View Entry onde o usuário vai informar o texto e uma View Button com o evento btnParla_Clicked que será acionado quando o usuário clicar no botão.

Implemente o código abaixo no arquivo MainPage.xaml.cs :

       private void btnParla_Clicked(object sender, EventArgs args)
        {
            var texto = txtTexto.Text;
            CrossTextToSpeech.Current.Speak(texto);
        }

No código usamos o plugin para 'falar' o texto que o usuário digitou.

Executando o projeto iremos obter o seguinte resultado:

Ao clicar no botão teremos a sonorização do texto digitado. O idioma suportado é o inglês.

E assim criamos no nosso primeiro projeto usando a opção .NET Standard.

Embora tudo tenha funcionado corretamente, existem muitos pacotes que ainda não são compatíveis com o .NET Standard e problemas com dependências de pacotes não serão poucos.

Então, penso que é melhor esperar um pouco para que o recurso esteja mais estável, e, que  grande partes dos problemas sejam resolvidos para usar este recurso em produção.

(disse Jesus) "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. "
João 6:51
 

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Referências:


José Carlos Macoratti