.NET Core 3.0 - Apresentando as novidades


 Neste artigo veremos algumas das novidades do .NET Core 3.0 e do .NET Framework 4.8.

O .NET Core 3.0 foi anunciado em maio/2018 e é a próxima versão do .NET Core que adiciona suporte para a criação de aplicativos de desktop usando WinForms, WPF e Entity Framework 6.

Ele apresenta também algumas atualizações interessantes para o .NET Framework que permitem que você use os novos controles modernos do UWP em aplicativos WinForms e WPF existentes.

Vejamos a seguir as principais novidades relacionadas.

.NET Core 3.0

1 -Versões lado a lado do .NET que suportam WinForms e WPF

Hoje só pode haver uma versão do .NET Framework em uma máquina. Isso significa que, quando atualizamos o .NET Framework,  existe o risco de que uma correção de segurança, uma correção de bug ou uma nova API possa interromper os aplicativos na máquina.

Com o .NET Core, resolvemos esse problema permitindo várias versões do .NET Core na mesma máquina. Os aplicativos podem ser bloqueados para uma das versões e podem ser movidos para usar uma versão diferente quando estiverem prontos e testados.

2- Incorporar o .NET diretamente em um aplicativo

hoje, como só pode haver uma versão do .NET Framework em uma máquina, se você quiser aproveitar o recurso mais recente do framework ou linguagem precisa instalar ou ter instalada uma versão mais recente a máquina.

Com o .NET Core, você pode enviar o framework como parte do seu aplicativo. Isso permite que você aproveite a versão, os recursos e as APIs mais recentes sem precisar aguardar a instalação do framework.

3- Aproveitar os recursos do .NET Core

O .NET Core é a versão de código aberto do .NET. Sua natureza lado a lado nos permite introduzir rapidamente novas APIs inovadoras e melhorias na BCL (Base Class Class Library) sem o risco de quebrar a compatibilidade.

Agora, os aplicativos WinForms e WPF no Windows podem aproveitar os recursos mais recentes do .NET Core, que também incluem correções mais fundamentais para um suporte ainda melhor.

.NET Framework 4.8

1- Navegador moderno e controles de mídia modernos

Hoje, os aplicativos desktop .NET usam o Internet Explorer e o Windows Media Player para exibir HTML e reproduzir arquivos de mídia. Como esses controles legados não exibem o HTML mais recente nem reproduzem os arquivos de mídia mais recentes, adicionamos novos controles que aproveitam o Microsoft Edge e os players de mídia mais recentes para oferecer suporte aos padrões mais recentes.

2- Acesso ao toque e controles UWP

A UWP (Plataforma Universal do Windows) contém novos controles que aproveitam os recursos mais recentes do Windows e os monitores de toque. Você não precisará reescrever seus aplicativos para usar esses novos recursos e controles. Foram incluidos recursos para WinForms e WPF para que você possa aproveitar esses novos recursos em seu código existente.

3- Melhorias de resolução

A resolução de displays está aumentando constantemente para 4K e agora até 8K de resolução. Queremos ter certeza de que seus aplicativos WinForms e WPF existentes podem ter uma ótima aparência nessas exibições.

Dadas essas atualizações, podemos questionar “O que isso significa para o futuro do .NET Framework?” ou “Eu preciso sair do .NET Framework para continuar sendo suportado?”

A principal lição a ser aprendida é que a Microsoft pretende avançar e apoiar o .NET Framework, embora em um ritmo mais lento.

E estamos conversados...

"Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;"
Hebreus 9:24

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira  

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

  Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter
 

Referências:


José Carlos Macoratti