ADO.NET 2.0 - Principais Novidades


 

O VS.NET 2005 trouxe muitas novidades. Dentre elas a versão 2.0 para a ADO.NET. A seguir um resumo das principais novidades apresentadas por esta nova versão da ADO.NET.

 

1- Operação de Cópia para grande volume de dados. (Bulk Copy)
Bulk Copy , ou seja, a copia de grande volume de dados de uma fonte de dados para outra, é uma nova característica da nova versão da ADO.NET. As novas classes permitem uma maneira mais rápida de transferir um conjunto de dados de uma fonte para outra. Cada provedor ADO.NET fornece classes para cópia volumosas. O provedor SQL fornece a classe SqlBulkCopy, que pode ser ler um DataSet, Datatable, DataReader ou objeto XML
 
2- Atualização em Lote. (Batch Update)
A atualização em lote pode fornecer uma grande melhoramento no desempenho por fazer apenas uma ida ao servidor para realizar múltiplas atualizações em lote, ao invés de ter que repetir a operação em diversas idas e vindas. O servidor do banco de dados tem que dar suporte para a atualização em lote. A propriedade UpdateBatchSize fornece o número de linhas a ser atualizado em lote.
 
3- Paginação de Dados (Data Paging)
Agora o objeto Command possui um novo método execute chamado ExecutePageReader. Este método toma 3 parâmetros : CommandBehavior, startindex e PageSize. Assim , se você deseja obter as linhas da tabela entre 101 e 200 simplesmente chame o método passando o parâmetro startindex como sendo igual a 101 e o parâmetro PageSize como igual a 100.
 
4- Detalhes de Conexões
Você pode obter agora mais detalhes sobre a conexão definindo a propriedade StatisticsEnabled da Conexão como sendo igual a True. O objeto Connection fornece dois novos métodos: RetrieveStatistics e ResetStatistics. O método RetrieveStatistics retorna um objeto HashTable preenchido com a informação sobre a conexão como dados transferidos, detalhes do usuário, detalhes do cursor, informação do buffer e transação.
 
5- A propriedade DataSet.RemoringFormat
Ao definir a propriedade DataSet.RemoringFormat como binária, o DataSet é serializado no formato binário ao invés do formato XML aumentando o desempenho da serialização e deserialização de forma significativa.
 
6- Os métodos Load e Save do objeto DataTable
Agora objeto DataTable também suporta os métodos Load e Save. Assim você pode carregar um objeto DataReader em um DataTable usando o método Load.
 
7- Novos Controles de dados
A caixa de ferramentas exibe agora os novos controles : DataGridView, DataConnector e DataNavigator.
Usando estes controles podemos fornecer a paginação e navegação para os dados nos controles vinculados.
 
8- A classe DbProvidersFactories
Esta classe fornece uma lista de provedores de dados disponíveis na máquina. Você pode usar esta classe e seus membros para encontrar o provedor mais adequado para banco de dados que esta usando na sua aplicação.
 
9- Provedors de dados Customizados
Através do fornecimento das classes factory a ADO.NET estende o suporte para customizar provedores de dados. Você não precisa escrever um provedor de dados dependendo do código.
 
10- Novos métodos execute do objeto DataReader
O objeto Command suporta mais métodos execute. Além dos antigos métodos ExecuteNonQuery, ExecuteReader, ExecuteScaler, e ExecuteXmlReader temos agora os novos métodos : ExecutePageReader, ExecuteResultSet, and ExecuteRow.

Hoje eu apenas apresentei as novidades, em artigos futuros veremos como usar e como funcionam na prática cada uma delas.

Até lá...

Referências: Traduzido literalmente de : Top 10 New Features of ADO.NET 2.0   Mahesh Chand


José Carlos Macoratti