.NET - SQL Server  integração com  CLR (Stored Procedures com VB .NET)


O CLR - Common Language Runtime - é o ambiente de execução do .NET T Framework, ele é responsável pelo gerenciamento da execução das aplicações, assim todo o código que ele gerencia é chamado de código gerenciado e todo o código que é executado diretamente sobre o sistema operacional é chamado código não gerenciado.

No processo de compilação de código escrito em qualquer linguagem .NET, são gerados artefatos denominados assemblies (DLLs ou EXEs), expressos em uma linguagem intermediária independente de hardware, a Microsoft Intermediate Language (MSIL). Neste momento o CLR usa um compilador de MSIL para o hardware em questão , é o que conhecemos por compilação just-in-time (JIT).

Para permitir a execução de código .NET no SQL Server 2005 foi realizada uma integração dos recursos do SQL e do CLR, e então o SQL Server passou a oferecer, como alternativa ao Transact-SQL e as extended stored procedures, o  SQLCLR que é um poderoso recurso que tem a tendência de se consolidar.

Desta forma o SQL Server na versão 2005, de modo integrado ao Visual Studio 2005, pode desenvolver código de stored procedures, triggers, user defined functions, user defined aggregates e user defined data types, usando linguagens que sigam a Common Language Specification (CLS), como C# e VB.NET, entre outras. Isso é possível por meio do SQLCLR, resultado da integração entre o SQL e a Common Language Runtime (CLR).

 

Eu sei, é apenas ASP.NET, mas eu gosto...


José Carlos Macoratti