JcmSoft - VB.NET   10 dicas para começar bem com o VB .NET

Se você esta querendo aprender VB .NET mas não sabe por onde começar ou tem receio do que pode encontrar pela frente neste artigo eu vou procurar dar algumas orientações básicas para que você possa se orientar na sua jornada inicial pela plataforma .NET , mais especificamente : VB .NET.

Como cada caso é um caso peculiar e cada pessoa tem sua própria curva de aprendizado vou procurar apontar recomendações genéricas que sirvam tanto para quem já tem experiência na linguagem Visual Basic como para quem esta começando agora.

1- Se você já tem alguma experiência com Visual Basic e pretende aprender VB .NET foque seu objetivo nisto: Aprender só VB .NET.

Como você já possui algum conhecimento de Visual Basic já começa com vantagem o processo de aprendizagem. Nada de querer aprender C# junto com o VB .NET , você poderá se sentir frustrado e confuso com o aprendizado do C#. Depois que você tiver uma boa base de VB .NET aprender C# será mais fácil.

2- Não tente aprender Windows Forms e Web Forms ao mesmo tempo.

Se você não tem experiência comece com o mais simples : Windows Forms. Se já tiver experiência faça sua escolha de acordo com sua necessidade de utilização mais imediata. Mas atenção : um de cada vez.

3- Não tente criar aplicações logo de cara. Vá com calma.

Primeiro familiarize-se com os conceitos da plataforma .NET , com os conceitos da linguagem VB .NET. Não gaste seu tempo tentando criar aplicações sem ter uma base de conhecimento da plataforma ou uma visão geral do funcionamento da linguagem VB .NET.

4- Faça uma auto-crítica : Se você não têm uma boa base de conhecimento em programação orientada a objetos. Começa agora.

A plataforma .NET é baseada em objetos e classes. Na verdade a plataforma .NET possui quase 2000 classes que irão funcionar como blocos lógicos que servirão para construir sua aplicação. Você vai precisar de um bom conhecimento de orientação a objeto para compreender as classes e de como utilizá-las.

5- Tenha uma compreensão exata do que é e do que constitui a tecnologia .NET.

Você deve estudar bem a CLR - Common Language Runtime e as livrarias de classes .NET . O seu conhecimento sobre estes tópicos irão afetar diretamente o modo como você vai construir sua aplicações quer em tempo de desenvolvimento , em segurança , em bugs e em memória usada por elas.

6- Procure consultar a Ajuda da plataforma .NET. Familiarize-se com os conceitos e sempre consulta a ajuda para qualquer dúvida.

7- Se você pretende criar aplicações com acesso a dados estude bem a ADO .NET.

Estude as classes ADO .NET ; perceba as diferenças entre ADO e ADO.NET.  Perceba as novas características da ADO .NET. Não tente programar o acesso a dados com ADO .NET baseado apenas na sua experiência com ADO : você vai se dar mal.

8- Comece com aplicações simples : Modele , desenvolva , teste e distribua pequenas aplicações primeiro.

9- Migre primeiro projetos simples feitos em VB6 para VB .NET. Não confie no assistente de conversão ele não faz uma conversão 100%.

Se você tem uma aplicação complexa feita em VB6 e esta considerando migrar para VB.NET eu não aconselho você a fazer isto logo de cara. Se você quer perder o emprego o problema é seu mas seja sensato  e veja como se comporta a conversão de uma pequena aplicação e a partir dai tire suas conclusões.

10- Procure ter uma boa base de XML.

A XML é intensamente usada em toda a plataforma .NET. Se você não sabe nem o que quer disser XML é um mau sinal. Procure se atualizar sobre a tecnologia XML.

Bom estudo e sucesso na plataforma .NET. Até breve ...


José Carlos Macoratti