Acessando dados no SQL Server com o VB - Usando ADO DATA Control


Bem , chega de brincarmos de banco de dados usando o Access . Vamos agora usar um banco de dados de verdade. Vamos usar o SQL Server 2000. (Falei isto só pra chatear...).

Na verdade com a popularização da Internet , o ambiente Cliente/Servidor cresce a cada dia. Embora o Access seja uma solução barata e de fácil manutenção, ele não suporta a quantidade de acessos , nem possui um sistema de segurança que um Servidor Web  exige.

O bom e velho (ai, a, aiii....) Access vai continuar sendo usado ainda para aplicações domésticas, como protótipo e em pequenas aplicações. Por isso é bom desde já você começar a se familiarizar com um banco de dados que preencha todos os requisitos para ser um Servidor Web. O SQL Server 2000 preenche estes requisitos. ( Oracle, DB2, Informix, Sybase, etc...)

Introdução

O SQL Server 2000 é um banco de dados relacional compatível com a arquitetura Cliente/Servidor.  Nesta arquitetura o banco de dados fica residente no Servidor - um computador central - tendo suas informações compartilhadas por diversos usuários que acessam o Servidor através de computadores locais.

A arquitetura Cliente/Servidor reduz o tráfego de rede  , facilita a manutenção dos dados e permite um acesso mais rápido aos dados do que a arquitetura de aplicação Multiusuário.  Abaixo um esquema da arquitetura Cliente/Servidor:

A arquitetura Cliente/Servidor para banco de dados funciona assim:

  1. Um programa cliente envia uma solicitação (consulta, gravação, etc..) através de rede para um banco de dados centralizado em um servidor

  2. O servidor processa a requisição e retorna o resultado ao cliente. 

Quer um exemplo de arquitetura Cliente/Servidor ? Ora, não pense duas vezes : A Internet.

Iniciando com o SQL Server 2000

É claro que não faz parte do objetivo deste artigo abordar em detalhes o SQL Server 2000. Nosso objetivo será mostrar como acessar os dados em um banco de dados no SQL Server 2000. Para isto eu estou partindo do seguinte pressuposto:

  1. Você possui o SQL Server 2000 instalado - Pode ser a versão Desktop. (É a que eu estou usando...)

  2. Você possui noções sobre banco de dados relacionais e já sabe o que é um campo, um registro , uma tabela , um banco de dados

  3. Você já tem noções sobre a ADO - ActiveX Data Object - pois nosso acesso será feito usando a ADO.

Eu poderia utilizar um banco de dados já presente no SQL Server 2000 (Pubs ou Northwind) , mas vou mostrar como criar um banco de dados , uma tabela , como inserir dados na tabela e somente a partir deste ponto estarei usando o VB para o acesso aos dados.  Nosso roteiro será o seguinte:

1-) Criaremos um banco de dados chamado Clientes

2-) Criaremos uma tabela com o nome de Clientes

3-) Incluiremos alguns dados na tabela Clientes

4-) Acessar os dados da tabela clientes : via ADO Data Control e via código ADO.

Antes de começar você deve verificar se o SQL Server esta mesmo instalado na sua máquina. Selecione Service Manager no menu Iniciar ou clique  no ícone na barra de tarefas do Windows. A janela - SQL Service Manager - deverá aparecer na sua tela. Selecione o Serviço SQL Server e clique no botão - Star/Continue.

Se tudo deu certo , você esta pronto para começar.

Criando um Banco de dados no SQl Server

O Banco de dados SQL Server 2000 e composto de vários componentes lógicos , são as tabelas , índices , visões , stored procedures , triggers , etc.

Um servidor SQL Server pode possuir vários banco de dados que por sua vez pertencem a diversos usuários. Cada instância de um SQL Server 2000 possui quatro bancos de dados de sistema : master , model , tempdb e msdb.

Um banco de dados no SQL Server pode ser entendido como uma coleção de:  tabelas, visões , índices , triggers e stored procedures. Ele é composto por três arquivos:

Vamos criar um banco de dados usando o Enterprise Manager . Para iniciar o Enterprise Manager selecione as opções: Programa|Microsoft SQL Server|Enterprise Manager.

A janela - SQL Server Enterprise Manager - ira surgir na sua tela:

Esta janela mostra no lado esquerdo uma árvore hierárquica começando nos grupos de servidores indo ate os objetos dos bancos de dados. Expanda as ramificações até obter a estrutura da figura acima e a seguir clique com o botão direito do mouse sobre o objeto Databases selecionando a opção - New Database - do menu suspenso.

Na janela - Database Properties - aba - General - informe o nome do banco de dados - Clientes - na caixa de texto Name. O Banco de dados primário - clientes_data.mdf - e o arquivo de Log - Clientes_Log.Idf são criados.

Clique na aba Data Files e veja o arquivo primário. Informe o seu tamanho Inicial como sendo de 10 Mb e deixe as opções - Automatically grow File e Unrestricted File growth selecionadas. Com isso permitimos que nosso banco de dados cresça automaticamente e sem limites.

Agora clique na aba Transaction Log e defina o tamanho do arquivo de Log com 10 Mb.

Você já pode clicar no botão OK . Com isso retornamos a janela do Enterprise Manager e já podemos ver nosso banco de dados Clientes criado no lado direito.

Criando uma Tabela no SQl Server

Uma tabela é composta de linhas e colunas; onde as linhas representam um registro da tabela e as colunas os campos.(Não pode haver duas colunas com o mesmo nome na tabela) Nossa tabela deverá conter os seguintes informações:

Vamos agora criar a tabela Clientes no banco de dados Clientes recém criado. Expanda a ramificação pertinente ao banco de dados Clientes e clique com o botão direito do mouse sobre o objeto  Tables . A seguir selecione a opção New Table do menu suspenso.

A janela do Enterprise Manager - New Table - irá surgir na sua tela. Nesta Janela iremos definir os campos de nossa tabela. Para isto usaremos as colunas :

Obs: Os tipos de dados utilizados na nossa tabela são:

  1. Int ou Integer - Um valor numérico de 32 bits  ( -2.147.483.648 a 2.147.483.648 )

  2. VarChar - Valores alfanuméricos . Campo fixo com tamanho máximo de 8000 bytes.

  3. DateTime - data e horário com precisão de 3.33 milisegundos ( 01 de janeiro de 1753 até 31 de dezembro de 9999)

Vamos preencher cada coluna como indicado  na figura abaixo e a seguir clicar no ícone Save para informar o nome da tabela na janela Choose Name.

Após salvar a tabela , feche a janela New Table  e na janela do Enterprise Manager clique sobre o objeto Tables. Você deverá ver a direita uma relação de tabelas do banco de dados Clientes. Dentre elas nossa tabela clientes está lá. ( Quando uma tabela é criada ela é colocada no FileGroup Padrão)

Bem  , o banco de dados esta criado e a tabela pronta. Vamos agora inserir alguns dados na tabela. Vamos fazer isto diretamente no Enterprise Manager. 

Já esta tudo pronto para a segunda parte : Acessar o banco de dados e exibir as informações da tabela.

Acessando os dados no SQL Server usando o ADO Data Control

Se você estava ansioso , espero que não fique decepcionado. Vamos usar o ADO Data control para acessar nossa base de dados Clientes criada no SQL Server 2000. Você vai ver que é mais simples do que pensa.

Na continuação deste artigo iremos mostrar como fazer o acesso com ADO via código.

Clique no link a seguir para ver a continuação deste artigo: Acessando os dados no SQL Server usando ADO via código.

Salmos 19:1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Salmos 19:2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.

Salmos 19:3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.


Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD VB (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Veja mais sistemas completos para a plataforma .NET no Super DVD .NET , confira...

Quer aprender C# ??

Chegou o Super DVD C# com exclusivo material de suporte e vídeo aulas com curso básico sobre C#
 

   Gostou ?   Compartilhe no Facebook    Compartilhe no Twitter

Referências:


José Carlos Macoratti