Trabalhando com Tabelas


As tabelas são o coração dos bancos de dados , e , uma das tarefas fundamentais que você deverá fazer será organizar os dados em tabelas. Para criar uma tabela no Visual Basic voce pode usar o Data Manager, mas , uma maneira mais fácil , se voce tiver o Access, será utilizar os seus recursos para este fim. Aqui descreveremos como criar uma tabela no Access sem a ajuda de um assistente.

Basicamente você irá dar nome aos campos (colunas), e definir o tipo de dados para estes campos. Isto depende da informação que deseja armazenar no campo; se for armazenar um dado que não fará parte de cálculos , um nome por exemplo, o tipo pode ser texto, se for armazenar valores númericos que farão parte de cálculos o tipo será numérico(inteiro,simples...), se for armazenar datas o tipo será data e assim por diante.

O tamanho do campo define a quantidade de informação relacionada ao item que voce pode armazenar , assim : para um campo do tipo texto com tamanho 30 você poderá armazenar textos com no máximo 30 caracteres , um campo númerico de tamanho 2 armazena números com até dois digitos.

Vejamos como exemplo a estrutura de uma tabela que chamaremos Clientes.Como o nome indica ela deverá guardar informações sobre os clientes, decidimos que tais informações serão: Código,Nome,Endereço, Cep e idade:

Exemplo de Tabela Clientes
Nome do Campo Tipo do Dado armazenado Comprimento para o campo
Codigo Numerico 3
Nome Texto 40
Endereco Texto 40
Cep Texto 8
Idade Numerico 3

Embora não exista nenhuma regra absoluta para os dados que devem ser colocados em cada tabela, damos abaixo diretrizes gerais para um projeto de banco de dados eficiente:

Para cada linha que você adicona a sua tabela você tem um registro.Feito isto é importante você definir os relacionamentos entre as tabelas de seu banco de dados. Por exemplo se você criou duas tabelas , uma para os clientes e outra para os pedidos feitos por esses clientes , voce poderá relacionar as duas tabelas por meio de um campo código do cliente comum às duas tabelas.

Criando Tabelas no Access( No Visual Basic use o Data Manager)

É possível criar uma tabela com um Assistente de Tabela, mas se ele não oferecer o tipo de tabela desejada, pode-se criar a tabela sem ajuda. Mesmo que não se utilize o Assistente de Tabela pode-se usar o Construtor de Campos para selecionar campos individuais das tabelas de amostra do Assistente de Tabela.

Para criar uma tabela sem um Assistente (Access versão 2.0)

1-Na janela Banco de Dados, clique no botão "Tabela" e, então, escolha o botão "Novo".
2-Na caixa "Nova Tabela", clique no botão "Nova tabela".

O Microsoft Access exibe a janela Tabela no modo Estrutura, no qual são definidos os campos da tabela.

Para definir campos na tabela

1-Na coluna "Nome do Campo" digite o nome do primeiro campo seguindo as convenções de nomenclatura padrão do Microsoft Access.-Ou- Clique no botão "Construir" na barra de ferramentas e selecione o campo a partir do Construtor de Campos. O tipo de dados e outras propriedades para cada campo já estão definidas, embora possam ser alterados caso desejado.

2-Na coluna "Tipo de Dados", mantenha o padrão (Texto) ou clique na seta e selecione o tipo de dados desejado.

3-Na coluna "Descrição" digite a descrição da informação que este campo irá conter. A descrição é opcional.

4-Se desejar, defina as propriedades do campo na parte inferior da janela.

5-Repita os passos de 1 a 4 para cada campo.

Para salvar a tabela

1-Após terminar de definir os campos clique no botão "Salvar" na barra de ferramentas ou escolha o comando Salvar no menu Arquivo para salvar a estrutura da tabela. O Microsoft Access, então, envia uma mensagem pedindo para nomear a tabela.

2-Digite um nome para a tabela conforme as convenções de nomenclatura do Microsoft Access e, então, escolha OK.

Observações

É recomendável que se designe o campo de (*) chave primária em qualquer tabela. Se isto não for feito o Microsoft Access pergunta ao usuário se este deseja que o programa crie uma chave primária quando salvar a tabela pela primeira vez. Adicionalmente à definição das propriedades de campo, pode-se, também, definir as propriedades da tabela. As propriedades da tabela são atributos de toda a tabela, preferencialmente a campos individuais apenas.

Quando uma coluna ou caixa de propriedades é clicada, o Microsoft Access exibe dicas úteis acerca de cada coluna ou propriedade na porção inferior direita da janela.
Após criar tabelas, pode-se criar consultas, formulários, relatórios e outros objetos de banco de dados que auxiliam o usuário a manipular seus dados.

(*) - A chave primária é um campo ou combinação de campos que permite a identificação única de cada registro de uma tabela. Assim como o índice principal para a tabela, ela é utilizada para associar dados entre tabelas. Se uma tabela não inclui um campo de chave primária óbvio, o Microsoft Access pode criar um campo que designa um número único para cada registro.

Obs: Para criar uma tabela para versão 5.0 do VB use o Access 7.0/95 ou o aplicativo VISDATA que vem junto com o VB 5.0/6.0.


Retorna