Visual Studio 2005 (Whidbey) e novidades


Quer saber as novidades ?

As novidades da Microsoft são a nova versão do Visual Studio (Whidbey) e diversas versões Beta. Veja a relação :

  1. VB.NET Express
  2. C# Express
  3. J# Express
  4. C++ Express
  5. Web Development Express
  6. SQL Server Express
     

O link central é : Visual Studio 2005 Express Beta Products

As versões Express são baseados no Visual Studio mas simplificados para atingir um maior número de usuários que desejam iniciar-se no desenvolvimento de software.

Os produtos Express ainda estão em desenvolvimento e as versões Beta podem sofrer alterações até o lançamento da versão final. 

Como não dá para falar sobre todas as novidades de todos os produtos vou dar uma visão geral sobre o que te espera:(Você pode fazer o download de qualquer uma das versões Beta.)

Agora as novidades do
Visual Basic Express

Se o VB.NET já na sua primeira versão tornou muito mais fácil programar para desktop a versão 2005 facilita ainda mais o trabalho de desenvolvimento. As principais novidades são:

MaskedTextBox

Creio que a Microsoft finalmente ouviu o seu clamor. Lembra do MaskeditBox do VB6 ? Ele voltou . E agora você poderá utilizar o controle com máscaras pré-definidas na formatação de entrada de dados para datas, valores e números.

DataGridView

Se o DataGrid do VB.NET já era sensacional na nova versão ele foi ainda mais aprimorado e sofreu muitas alterações com inclusão de recursos novos. Os recursos para criação de grids e para edição no DataGrid são fantásticos.

Snaplines

O alinhamento dos controles nos formulários traz como novidade as Snaplines : linhas que ajudam no alinhamento dos controles e que surgem ao arrastarmos os controles pelo formulário.

TableLayoutPanel

Criar layout através de tabelas em formulários é um recurso útil que ajuda a organizar o desenho nos formulários.

SmartTags

AS SmartTags agora estão presentes em quase todos os controles facilitando a criação de formulário.

MenuStript

Criar menus ficou ainda mais fácil . Agora você pode incluir ícones , combobox , textbox ,etc nos seus menus.

Creio que isso já é suficiente para atiçar sua curiosidade , então o que esta esperando , faça o download da versão Express do VB e veja você mesmos estas e outras novidades com os próprios olhos .

Até o próximo artigo


José Carlos Macoratti