UML - Modelagem de projeto OOP completo em VB.NET


Neste artigo eu vou mostrar como fazer a modelagem de um pequeno projeto orientado a objetos usando UML. O objetivo é aplicar os conhecimentos de OOP e UML e criar um cadastro de clientes usando a linguagem VB.NET. A escolha da linguagem é apenas um detalhe o que importa é a modelagem do projeto.

Se você esta lendo este artigo e não sabe o que significa as siglas OOP e UML então eu recomendo que você leia os seguintes artigos do site antes de continuar:

Para efetuar a modelagem UML do projeto eu vou estar usando o Rational Rose , como não vou entrar em detalhes sobre utilização da ferramenta , e como o que importa são os diagramas UML você pode usar qualquer um dos programas abaixo :

Objetivo

Projeto - Cadastro de Clientes

Descrição - Software que permite gerenciar as infoormações sobre pessoas com relacionamento comercial. O sistema tem como tarefas básicas registrar , excluir , alterar e consultar as informações de cada cliente possibilitando manter as informações atualizadas para consultas e geração de relatórios.

Especificação dos requisitos do sistema Cadastro de Clientes

-Permitir a inclusão , alteração , consulta e a exclusão de clientes
-Cada cliente deverá possuir um número dde identificação único atribuído pelo sistema
-Para excluir ou alterar um cliente o ussuário deverá informar o número de identificação do cliente
-As consultas ao clientes podem ser feittas pelo número de identificação ou pelo nome do cliente
-Gerar relatórios com todos os dados doss clientes e relatório resumido com número de identificação e nome
-Cada exclusão e alteração solicitará coonfirmação ao usuário antes de ser efetuada
-Ter menus para facilitar a navegação e escolha de opções
-Utilizar banco de dados relacional
> -Permitir a realização de cópias de seguurança
-Gerar um log de eventos realizados paraa auditoria
-Exibir a identificação do usuário para acessar o sistema
-Manter uma base de segurança com permisssões de acesso

Casos de Uso

O primeiro diagrama UML que vamos tratar são os casos de uso. Embora simples eles são de suma importância para o sucesso do projeto.

Este diagrama mostra como o sistema a ser desenvolvido vai interagir com seu ambiente (usuários ou outros sistemas). Ele é bastante importante porque vai ser a base do processo de desenvolvimento do sistema. O diagrama de classes especifica a estrutura do domínio e do sistema, os casos de usos vão ser a entrada para formalizar as funcionalidades que o sistema deve cumprir.

Um caso de uso descreve as operações que o sistema deve cumprir para cada usuário. Ele vai ajudar a formalizar as funções que o sistema precisa fazer. Vamos definir um caso de uso para cada tarefa que o sistema deve cumprir para um usuário.

Um caso de uso se apresenta como uma lista completa das interações entre um usuário e o sistema para cumprir uma tarefa. Lista completa significa que o caso de uso descreve as interações desde o início da tarefa, até o fim.

Abaixo temos uma visão do caso de uso geral - Cadastro de Clientes:

Acima temos uma visão global dos casos de uso levantados no projeto. Foi escolhido o caminho mais simples possível compatível com o nível básico deste artigo. Para cada caso de uso temos também um diagrama de atividades que representa o fluxo de atividades para o caso de uso em questão. Abaixo estou representando o diagrama de atividade para o caso de uso - Cadastrar Clientes :

Veja a continuação este artigo em : VB.NET - Cadastro de Clientes usando classes e conceitos OOP.


José Carlos Macoratti