Web Services , tendência ou moda ?


Não olhe os web services , serviços via web , apenas como uma tecnologia do momento. Se você analisar todo o histórico do desenvolvimento de sistemas no encalço da redução de custos , aumento de produtividade e melhoria de desempenho e qualidade , vai chegar á conclusão que os web services vieram para virar a página desta história.

Portanto aqui vai uma sugestão : procure compreender e dominar os web services...

Os web services não são uma tecnologia proprietária da Microsoft nem de outra empresa , são uma necessidade que vem amadurecendo já há algum tempo e que parece que esta na hora de ser colhida.

Os web services querem dizer - automação e integração de aplicativos , e  a interligação dos softwares de apoio aos negócios implica em : redução de erros , redução de estoques , aumento de receita e diminuição de quadro de pessoal , afinal deverá haver uma redução no quadro de desenvolvedores e gerentes...

Os web services estão apoiados em  XML e no protocolo SOAP ; o XML descreve e define os web services , e , como os web services são usados para disponibilizar serviços interativos na Internet , devem ser acessados por qualquer aplicação usando um protocolo universal ;  aqui é que entra o SOAP (Simple Object Access Protocol) ; SOAP é baseado em HTTP e XML.

Existem três maneiras diferentes de se comunicar com um Web Service : GET , POST e SOAP.

É o método SOAP que a plataforma .NET usa de forma transparente para acessar web services ; SOAP é um padrão baseado em XML e já existia antes da plataforma .NET ser criada.

Algumas das características do protocolo SOAP :

  1. Definido pelo consórcio W3C
  2. Baseado em XML para intercâmbio de informações
  3. Padrão utilizado para acessar Web Services
  4. Utiliza HTTP como protocolo de transporte
  5. É constituído pelos seguintes elementos :
    1. Envelope - Elemento raiz do documento XML
    2. Header - Cabeçalho opcional que define um namespace para o elemento.
    3. Body - Elemento obrigatório com a informação a ser transportada para o destino.

Como o SOAP trafega sobre HTTP ele utiliza POST e GET usando a porta 80 , a base de funcionamento da web ; sua base é XML , o que quer dizer texto padronizado (dado com metadado) ; estas características permitem a comunicação entre as mais diferentes plataformas pois é comum a quase todas elas .Nestas condições uma requisição SOAP feita por um cliente Windows é perfeitamente compreendida e aceita por um Servidor Solaris.

A linguagem XML(uma ferramenta para descrever dados) é ideal para a Web  ; mas para descrever os Web Services usamos a linguagem WSDL (web Service Description Language ) . Todo web service tem o seu WSDL . O WSDL é um documento em XML que descreve os protocolos que podem ser utilizados para acessar o web service.

No WSDL estão definidos : a URL de acesso , o nome do web service , a descrição de cada método e como fazer a solicitação via SOAP , GET ou POST . Podemos fazer a requisição WSDL via Web .Ex: http://localhost/webserice/service.asmx?WSDL

Nota: Um documento WSDL define um schema XML para descrever um web service.

Definir web services também não é tão simples assim ,  por trás dos web Services existe uma infra-estrutura organizada para fazer tudo isto funcionar de forma adequada. A estrutura básica é a seguinte :

Resumindo , um web service é uma programa transformado em um serviço que deverá ser cadastrado e disponibilizado num formato eletrônico padronizado. Se o cadastro for feito no padrão UDDI (Conjunto de registros e diretório de busca de web services) se as informações foram escritas no formato XML se a descrição do serviço for feito no  padrão WSDL  e se as trocas de mensagens forem feitas usando o protocolo SOAP temos ai um Web Service.

A Microsoft ao lançar o .NET esta entrando na briga para oferecer uma plataforma para criar e chamar Web Services , e, eu acho que eles fizeram um bom trabalho. Mas podemos chamar os Web Services de outras plataformas e sistemas operacionais , por exemplo , podemos usar o Windows para chamar web services , basta apenas instalar o SOAP Toolkit em http://msdn.microsoft.com/soap (Win 98/ME/2000/XP e NT).

Vamos dar uma olhada em alguns web services que já estão disponíveis . Acesse o link : http://www.xmethods.com , na seção : Xmethods Demo Services temos uma relação de web services ativos :

Escolha um link e veja a descrição do web service :

Observe que na descrição do serviço temos o endereço do arquivo WSDL que descreve o Web Service . Veja na figura abaixo:

Nos próximos artigos veremos como acessar web services usando o VB.NET e o ASP.NET , até lá...

Veja o links :   VB.NET -  Criando WebServices e .NET -  Criando Web Services

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

  Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter

Referências:


José Carlos Macoratti