XML - Panacéia Universal ?


XML quer dizer : Extensible markup Language ou numa tradução bem livre linguagem de marcação extensível.

No fundo XML é uma linguagem de transmissão de informações marcadas por rótulos ( ou tags como as marcações do HTML).

Você poderia até pensar que XML é semelhante ao HTML mas a semelhança está apenas nas duas letras finais 'ML' pois os rótulos ou tags da linguagem XML não são padronizados , ou seja , você pode inventar os seus próprios rótulos.

Outra diferença básica é que os rótulos HTML indicam como a informação vai aparecer na página HTML . Ex: <b>Macoratti</b> indica que o nome Macoratti vai estar negritado. No XML os rótulos indicam o que a informação significa.

O grande mote do XML é a facilitar a troca de informações entre as diversas empresas ou áreas de uma mesma empresa. Cada empresa usa o XML como bem entende e o XML fornece um mecanismo padrão embutido para converter os dados entre as empresas.

Creio que atualmente não exista um software decente que se preze que não entenda XML. Quem usa ?

O sistema de pagamentos Brasileiros - SBP - trata um montante de 500 mil mensagens XML que transferem valores da ordem de 300 milhões/dia.

Quanto maior a necessidade de troca de informação entre empresas e de interligações com empresas mais vantajoso o XML se torna.

Mas nem tudo é um mar de rosas , com muitas marcações , um documento XML não trabalha sozínho mas em conjunto com outros programas e documentos de apoio ( XLS , XLST , VML , VRML , DSML , parsers , etc.) ; isto pode fazer com que o tamanho do arquivo aumente muito , aumentando assim o custo do processamento , armazenamento e da transmissão de dados.

Para saber mais veja a seção do site sobre XML:


José Carlos Macoratti