Apresentando o .NET Framework 3.0


Provavelmente você já tenha ouvido falar do .NET Framework 3.0. Neste momento qual foi a primeira coisa que lhe passou pela cabeça ????

Seria uma nova versão da plataforma .NET com novas funcionalidades ? O que mudou ? Quais os novos recursos ? Vou ter que alterar  minhas aplicações feitas na versão anterior ? O que é preciso para instalar a nova versão ? etc.

Como uma imagem pode valer mais do que mil palavras observe a imagem da figura abaixo que nos dá uma visão geral do .NET Framework 3.0:

Nota: O .NET Framework 3.0 era anteriormente conhecido com o nome WinFX.

- O .NET Framework 3.0 está disponível para o Windows Vista, o Windows Server 2003 e o Windows XP;

- A versão 3.0 do .NET Framework é baseada na versão 2.0;

- Não houve nenhuma alteração na versão 2.0 do .NET Framework e os aplicativos feitos nesta versão continuam a funcionar sem necessidade de ajustes;

- O .NET Framework 3.0 possui atualmente mais 4 novos frameworks internos : Windows Workflow Foundation, Windows Communication Foundation, Windows CardSpace e Windows Presentation Foundation

Como pode ser visto o .NET Framework 2.0 compõe o .NET Framework 3.0 e continua oferecendo o suporte aos seguintes recursos: ASP .NET, ADO .NET , Windows Forms e XML; sendo que algumas parte do .NET Framework 2.0 foram substituídas por novos componentes adicionados na versão 3.0 sem prejuízo da compatibilidade.

Com o .NET 3.0 você continua com as mesmas funcionalidades oferecidas até a versão 2.0 e passa a ter acesso aos novos Frameworks, cada um com um objetivo específico, visando a melhoria do processo de desenvolvimento de software. A seguir farei uma descrição resumida de cada um dos novos Frameworks da versão 3.0.

Windows Workflow Foundation ( WF )

A .NET Framework 3.0 fornece para o Windows através do WF uma tecnologia comum de fluxo de trabalho onde um fluxo de trabalho é uma série de etapas que são processadas na mesma ordem.

O WF pode ser vista como uma plataforma de desenvolvimento de workflows que fornece um modelo de programação para desenvolver e executar estados e fluxos no interior dos aplicativos. Os aplicativos podem se comunicar com o engine do WF e executar tarefas baseadas no workflow que podem ser criados e personalizados pelo desenvolvedor.

Windows Communication Foundation/Framework (WCF)

O WCF integra todas as tecnologias de comunicação da Microsoft : Web Services, .NET Remoting, MSMQ e Enterprise Services. Qual a vantagem ?

A abordagem da WCF usa uma API comum de comunicação , logo , ao invès do desenvolvedor usar uma tecnologia diferente com uma API de aplicativo para cada tipo de comunicação usada ele usa a API do WCF.

O modelo de programação do WCF esta baseado do SOA (Service-Oriented Programming), é um padrão W3C que tem como filosofia tornar o desenvolvimento de aplicativos distribuidos mais fáceis. O WCF também suporta outras abordagens como : MSMQ .

Podemos dizer que o WCF procura resolver o problema de comunicação entre softwares usando uma abordagem orientada a serviços.

Windows Presentation Foundation/Framework (WPF)

O WPF oferece uma base de recursos que trata de forma unificada as várias interfaces de usuário, podendo ser visto como um Framework unificado de apresentação gráfica. Em uma abordagem moderna o WPF oferece suporte para vídeo, gráficos de vários tipos, animação e documentos de diversos tipos com uma base comum para clientes do desktop e do Navegador.

O novo modelo de objetos apresentado pelo WPF usa classes mais modernas permitindo a criação de interface gráficas de uma forma mais simples e ágil.

O WPF apresenta como novidade a linguagem XAML que é baseada na XML mas voltada para apresentação gráfica ao usuário final.

O WPF facilita a vida do desenvolvedor no sentido de que ele não precisa mais ter o conhecimento de várias tecnologias para criar ma interface com o usuário podendo usar os recursos integrados da WPF para criar interfaces ricas e consistentes.

Windows Cardspace (WCS)

O WCS se propõe a fornecer uma solução para o problema de controlar as identidades digitais dos usuários através do estabelecimento de padrões para gerenciar diversas identidades digitais.

O WCS possibilita a criação e autenticação de "cartões" com informação pessoal para que o usuário possa acessar determinados sites que requerem algum tipo de identificação pessoal. (O Windows Vista já apresenta um utilitário deste tipo que faz parte do sistema operacional )

A criação de um cartão de identidade pessoal que passa a ser exigido para acesso seguro procura evitar os fraudes e roubo de informação confidencial.

Obtendo e instalando o .NET Framework 3.0

Segundo publicidade da MS o .NET Framework 3.0 (antigo WinFX) é o novo modelo de programação para código gerenciado para a plataforma WIndows e combina o poder da .NET Framework 2.0 com novas tecnologias para a construção de aplicações com uma apelo visual, uma tecnologia consistente de comunicação e a habilidade de suportar uma ampla variedade de processos de negócios.

A princípio você não precisa se preocupar quando for instalar o .NET Framework 3.0 pois , segundo a Microsoft , ele não promove nenhuma alteração na versão anterior, apenas inclui o suporte as novas tecnologias já mencionadas no artigo. A princípio, durante a instalação, será verificada se você já existe uma versão da .NET Framework 2.0, e, em caso positivo serão instalados apenas os novos componentes da .NET Framework 3.0. Se a versão .NET Framework não existir ela será instalada. Isto garante que qualquer aplicativo existente baseado no .NET Framework 2.0 funcione sem conflito quando o .NET Framework 3.0 for instalado, sem a necessidade da migração de aplicativo ou atualizações de qualquer tipo.(Acredite se quiser...)

Os endereços para download são:

1- Microsoft .NET Framework 3.0 Redistributable Package - instala arquivos de tempo de execução de idiomas comuns e associados necessários para executar aplicativos desenvolvidos endereçados ao .NET Framework;

2- Microsoft® Windows® Software Development Kit for Windows Vista™ e .NET Framework 3.0 Runtime Components - fornece a documentação, amostras de código, headers, bibliotecas e as ferramentas que você precisa para criar aplicativos para o Windows.

O Windows SDK inclui conteúdo para o desenvolvimento de aplicativos com as APIs do Windows Vista, incluindo as tecnologias do .NET Framework 3.0: .NET Framework 2.0, Windows® Presentation Foundation, Windows® Communication Foundation, Windows® Workflow Foundation e Windows CardSpace™. (
Precisa do Windows Vista ou Windows XP com SP2)


José Carlos Macoratti