ASP.NET 2.0 - ObjectDataSource - trabalhando em camadas II


Continuando o artigo ASP.NET 2.0 - ObjectDataSource - trabalhando em camadas I, este artigo vai mostrar como usar a camada de acesso a dados criada para exibir dados no web site do projeto.

Neste artigo eu vou usar as seguintes ferramentas:  Visual Studio 2005  e SQL Server 2005 Express.

Acessando dados com ObjectDataSource

Selecione a página Default.aspx e no modo design inclua um componente ObjectDataSource a partir da ToolBox , guia Data;

Na guia ObjectDataSource Tasks clique na opção Configure Data Source.... e. na janela Choose a Business Object vamos selecionar o nosso objeto de negócio através do qual faremos o acesso aos dados, o tableAdapter: TerritoriesTableAdapter; Clique no botão Next>

Na janela Define Data Methods vamos selecionar os métodos criados para selecionar , atualizar , deletar e incluir dados na tabela Territories. Basta selecionar a guia apropriada e definir o método que já foi criado na primeira parte deste artigo;

Para encerrar clique no botão Finish.

Agora volte a página Default.aspx e a partir da ToolBox , inclua um componente GridView , vinculando-o ao ObjectDataSource que foi configurado acima;

Defina uma formatação e habilite a paginação , inclusão, exclusão e atualização de dados conforme figura abaixo;

Antes de executar o web site temos que fazer um pequeno ajuste por conta da alteração no nome dos parâmetros , no qual removemos a palavra original , lembra-se ? ( Pergunta: E se não tivéssemos alterado o nome do parâmetro ? )

Selecione o ObjectDataSource e na janela de propriedades localiza a propriedade OldValuesParameterFormatString e veja que o valor que esta sendo exibido contém a palavra original_;

Vamos remover a palavra original_ e deixar a propriedade definida com o valor conforme figura abaixo:

Agora sim , podemos executar o projeto e visualizar o GridView na página web:

Acima estamos efetuando uma atualização (UPDATE) na descrição do território.

As opções de exclusão e inclusão também funcionarão da mesma forma necessitando apenas de um ajuste devido os relacionamentos já existentes entre as tabelas do banco de dados Northwind.mdf.

Como você acabou de ver estamos exibindo os dados em uma página web onde o acesso esta sendo feito pelo objeto de negócios TableAdapter TerritoriesTableAdapter que foi gerado pelos assistentes na classe acessoDados em nosso projeto.

Um esquema resumido do modelo usado pode ser visto na figura abaixo:

Não vou entrar em detalhes neste artigo, mas podemos também , se for preciso , alterar regras de negócio , ajustando os métodos na classe TerritoriesTableAdapter  visto que a classe TerritoriesTableAdapter é uma partial Class , podendo assim existir uma outra parte para classe TerritoriesTableAdapter. Então alteramos o modificador da classe de Public para Private e alteremos o seu nome , e a seguir incluímos outra classe com um método com o mesmo nome da partial class da classe Public e faz-se a chamada a classe que foi alterada.

Nota: Para saber mais leia o meu artigo : VB.NET 2005- Compreendendo Partial Class

Conclusão: Como vimos podemos desenvolver usando camadas com o componente ObjectDataSource, mesmo usando os assistentes de configuração para data source. Ganhamos com isso produtividade pois não precisamos codificar a camada de acesso a dados.

Pegue o projeto completo aqui : oDataSource_Camadas.zip (Você precisará do Visual Studio)

Até a o próximo artigo ASP.NET 

referências:


José Carlos Macoratti