VB 2005 - Acesso e manutenção de dados


Não tem jeito, se você pretende criar uma aplicação onde precisa armazenar as informações de forma segura vai ter que usar um banco de dados.

Sem problema , agora você tem um banco de dados robusto disponível gratuitamente. Estou falando do SQL Server 2005 Express. Deixa eu avisar que existe uma limitação de 4GB por instância. (Você pode ter em uma máquina várias instâncias). Esta bom para você assim ???

Neste artigo eu vou mostrar como você pode criar uma aplicação Windows que usa um banco de dados SQL Server 2005 Express que vai realizar as operações básicas manutenção em uma tabela de Clientes. Uma aplicação clássica cujo objetivo é fornecer os conceitos básicos para os iniciantes que querem aprender a usar banco de dados com Visual Basic 2005 Express.

Aliás , outra boa notícia para você. Vamos usar o Visual Basic 2005 Express que também é grátis. Não acredita ???

Então faça o download  dessas duas ferramentas no seguinte endereço:

Nota: Você pode já pegar o VB 2008 Express Edition Visual Basic 2008 Express Edition

Você já parou para pensar que vamos usar duas ferramentas Micro$oft totalmente funcionais e até agora você não colocou a mão no bolso. (Como as coisas mudam...)

Qual a primeira coisa que você faz quando vai desenvolver uma aplicação ???

Se você começa pelo banco de dados, começou de forma errada...

A primeira coisa que você deve ter bem definida é qual a finalidade da sua aplicação, o objetivo que ela pretende atingir.

Se você procurar na literatura qual o conceito de um projeto de software vai encontrar a seguinte definição:

"Trabalho único que possui início e fim claramente definidos, um escopo de trabalho bem definido, um orçamento e um nível de performance a ser atingido."

Significa que cada projeto de software é único e tem um inicio e um fim bem definidos. Chega-se ao fim quando os seus objetivos foram alcançados. Por ser único e não ter sido produzido antes, um projeto é carregado de incertezas e riscos e por essa razão deve ser gerenciado e elaborado progressivamente.

Então você deve começar pelos requisitos do sistema afim de definir o que o seu sistema vai fazer ( e o que ele não vai fazer), quais  funcionalidades ele vai possuir e quanto tempo e dinheiro você pretende gastar para construir o seu sistema. (Será que vai valer a pena...?)

O nosso sistema será um Cadastro de Clientes que possuirá as seguintes funcionalidades:

Pronto ! Poderíamos detalhar mais os requisitos mas para o objetivo deste artigo creio que já ficou claro o que pretendemos fazer. Quanto mais refinados e definidos os requisitos estiverem, maiores são as chances do trabalho atingir o objetivo proposto.

Nota: O documento de requisitos do sistema - DRS - é o documento que deve ser gerado ao final da etapa de identificação e análise dos requisitos. O DRS pode ser entendido como a descrição formal e oficial onde é descrita e comunicada os requisitos do sistema a todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de software. (Clientes, desenvolvedores, gerentes, etc..)

Então , mãos a obra...

1-) Abra o Visual Basic 2005 Express Edition e no menu File selecione New Project;

Na janela New Project selecione o template Windows Application e informe o nome Cadastro

Agora vamos criar o banco de dados Cadastro.mdf no SQL Server 2005 Express , para isso você não precisa sair do Visual Basic; vamos criar o banco de dados e a tabela e sua estrutura no Visual Basic; clique na opção Add New Item conforme a janela abaixo;

Na janela Add New Item , janela Templates , selecione SQL DataBase e informe o nome do banco de dados que vamos criar: Cadastro.mdf

Após alguns instantes a janela do assistente irá surgir apresentando os objetos do banco de dados criado e informando o nome do dataset. Vamos aceitar o nome CadastroDataSet e clicar no botão Finish.

Após concluir serão criados os seguintes itens:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<configuration>
<configSections>
</configSections>
<connectionStrings>
<add name="Cadastro.My.MySettings.CadastroConnectionString" connectionString="Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename=|DataDirectory|\Cadastro.mdf;Integrated Security=True;User Instance=True"
providerName="System.Data.SqlClient" />
</connectionStrings>
.....

Na janela DataBase Explorer expanda os objetos do banco de dados Cadastro.mdf e clique com o botão direito do mouse sobre o objeto Table. A seguir defina os campos e os tipos de dados para a tabela Clientes definindo o campo clienteID como chave primaria e como do tipo Identity;

A definição da chave primária e do tipo identity fazem com que o campo não permita repetição e seja auto-incremental sendo controlado pelo SQL Server.

Na janela Solution Explorer clique sobre o dataset CadastroDataSet e partir da janela DataBase Explorer arraste e solte a tabela Clientes na área do dataset. Será criado o dataset Clientes e o tableAdapter ClientesTableAdapter ;

Vamos criar a interface com o usuário, selecione o formulário form1.vb na janela Solution Explorer. Neste momento poderíamos arrastar o dataset clientes da janela Data Sources para o formulário e o assistente iria criar no formulário toda a estrutura para o gerenciamento dos dados do cliente através dos objetos : CadastroDataSet, ClientesBindingSource, ClientesTableAdapter e ClientesBindingNavigator, conforme figura abaixo.

Não vamos fazer assim, seria muito fácil, vamos excluir todos os objetos criados aproveitando somente os campos da tabela, e, vamos definir o leiaute do formulário incluindo os controles ListBox , TableLayoutPanel e Button conforme a figura abaixo:

Devemos remover também todo o código do formulário e deixá-lo sem nenhum código.

Meu objetivo será criar os comandos para incluir, alterar e excluir dados da tabela Clientes assim você aprende mais do que somente usar o assistente.

Veja a continuação em : VB 2005 - Acesso e manutenção de dados para iniciantes II

Até o próximo artigo ...

referências:


José Carlos Macoratti