Usando arquivos UDL ( Data Link File) com ADO .

Quando vamos criar uma conexão usando um driver ODBC (se não existir um provedor OLE DB) podemos salvar a toda a informação em um arquivo DSN ( Data Source Name).

A ADO - ActiveX Data Objects - permite a mesma funcionalidade . Podemos fazer a mesma coisa usando arquivos UDL (*.udl) - Data Link Files.

Vejamos um jeito bem simples de criar um arquivo UDL. Vamos criar um arquivo UDL com uma conexão com o banco de dados pubs do SQL Server 2000.

1- Crie um arquivo com a extensão UDL e o nome pertinente ao seu caso. Vamos criar um arquivo vazio com extensão UDL chamado teste. Teremos então o arquivo teste.udl

2- Clique duas vezes sobre o arquivo criado e a janela - Data Link Properties irá surgir conforme figura abaixo

3- Ative a opção - Use Connection String - e clique no botão Build.... Teremos a janela - Select Data Source - onde devemos selecionar um DSN anteriormente criado. Vamos selecionar o dsn pubs. (veja como criar um dsn em : Criando um DSN - Data Source Name )

4- Clique em OK e a janela de Login com o banco de dados irá surgir. Informe o usuário e a senha do banco de dados , no nosso caso o usuário é sa e a senha deve ser deixada em branco.

5- Clique em OK e pronto o seu arquivo Data Link - teste.udl foi criado com sucesso .

Para usar o arquivo criado com ADO temos as seguintes possibilidades:

1 - Indicando um caminho absoluto
cnPubs.ConnectionString = "File Name=C:\Path\To\teste.UDL;"
2 - Ou um caminho relativo 
cnPubs.ConnectionString = "File Name=teste.UDL;"
cnPubs.ConnectionString = "File Name=Data\teste.UDL;"
Até a próxima...