Tira-Teima : Afinal ADO ou DAO ???


A esta altura do campeonato talvez a pergunta : Afinal o que devo usar para acessar dados em minhas aplicações Visual Basic . ADO ou DAO ? possa parecer um tanto fora de propósito , afinal , estamos em tempos de VB.NET , OOP , sem dúvida um grande avanço em relação as versões anteriores.

 

Mas minha experiência pessoal prefere não ignorar ou esquecer ADO ou DAO , pelo menos por enquanto, pois no dia a dia ,e , por questão de compatibilidade estas tecnologias serão ainda muito usadas.

 

Então vou responder a pergunta , mas antes vou acrescentar um porém , a resposta vai depender muito de cada caso particular. Vou explicar...

 

Se você estiver acessando um banco de dados Access 97 ou Access 2000 para manipulação de dados então a resposta é :

 

- Use DAO quer se vai usar ou não replicação de banco de dados

 

- DAO chega a ser de 1,5 a 3,0 vezes mais rápido que ADO.

 

Mas DAO consegue acessar o Access 2000 ? Sim . consegue .Leia  veja o artigo que escrevi em :

 

Acessando uma base de dados Access 2000 com DAO.

 

Embora na teoria a ADO tenha vindo para substituir DAO , existem muitas funcionalidades que DAO suporta que ADO não suporta. Abaixo uma relação com algumas destas funcionalidades:

 

Funcionalidades que funcionam com DAO e não funcionam com ADO:

Nota: Clique no link para ver a tabela com referências entre DAO e ADO : DAO x ADO tabela de referência.

 

É por isto e por outro motivos que em aplicações para banco de dados Access , que geralmente são desenvolvidos para pequenas empresas ou para rodar em pequenas redes locais DAO funciona melhor e tem melhor desempenho que ADO.

 

Então por que a Microsoft veio com esta história de ADO direcionando muitos programadores a substituir a DAO ? (Veja o link para migração em : Migration from DAO to ADO )

 

Se DAO é melhor por que ela não continuou a evoluir ?

 

Eu creio que o problema é que o Jet não é mais prioridade para a Microsoft então porque melhorar algo que não é mais prioridade ????

 

Se não ficaram convencidos então perguntem diretamente ao dono da Microsoft...

 


José Carlos Macoratti