VB.NET - o DOS morreu ! Viva o DOS.


Se você não entendeu o título do artigo é porque talvez não saiba o que significa DOS. Deixa eu explicar : DOS quer dizer Disk Operational System. É já deu muito dinheiro para a Microsoft. Antes do advento do Windows como sistema operacional o DOS reinava absoluto. Se você não pegou esta fase perdeu , pois era muito divertido...

Voltando ao mote do título do arquivo , o velho e bom DOS não esta realmente morto. Pelo contrário esta bem vivo "dentro" do seu VB.NET.

Clique no botão Iniciar do Windows ; a seguir clique em Todos os Programas ; Selecione na sequência : Microsoft Visual Studio .NET 2003 > Visual Studio .NET Tools > Visual Studio .NET 2003 CommandPrompt , conforme figura abaixo:

Você deverá ver a janela de prompt do DOS conforme figura abaixo:

Vamos agora criar um programa do tipo console usando a linguagem VB.NET e o compilador de linha de comando que é gratuíto. Sim basta você fazer o download do .NET Framework e terá o compilador para o VB.NET e o C# grátis.  Você têm também a .NET Framework SDK que é grátis e a MSDN você consulta on-line sem restrições. (Bill Gates já não é o mesmo...)

Vou criar , como já disse, um programa do tipo console , usando um editor qualquer (NotePad, TextPad) . Eu nem vou sair da janela de comando vou digitar edit e torcer para que o bom e velho editor do DOS ressuscite. Veja abaixo a tela do editor com o texto do nosso primeiro programa console usando o compilador de linha de comando do VB.NET: Salve o programa com um nome a seu gosto , eu vou usar maco.vb.

Vamos compilar o programa ? Para isto vou usar o VBC , o compilador de linha de comando do .NET Framework. Digite na linha de comando :

VBC /r:Microsoft.VisualBasic.dll maco.vb

Se você digitar o comando Dir (lembra dele) vai ver o conteúdo do seu diretório atual e poderá notar que além do arquivo maco.vb agora você tem o arquivo maco.exe . (conforme figura acima)

Pronto seu programa do tipo console VB.NET esta pronto , e , se você executá-lo digitando maco e teclando Enter vai ver exibido na janela a frase : Meu primeiro programa DOS no VB.NET.

Só um problema com o compilador de linha de comando. Dá um trabalho danado ficar digitando repetidas vezes extensas linhas de código com referências as bibliotecas que você estiver usando no seu programa.

Assim se você for compilar um modulo que usa tipos contendo os namespaces System.Data, System.Text and System.Xml , você vai ter que incluir uma referência para cada um das dll´s durante a compilação do módulo. Para o suposto exemplo a linha de comando seria :

vbc /target:library /r:System.Data.dll, System.Text.dll, System.Xml.dll out:maco.dll maco.vb

Mas existe um atalho que resolve este problema. E é muito simples de ser fazer , e não requer nem prática nem tão pouco habilidade.
Faça o seguinte :

1- Crie um arquivo texto em um editor qualquer com as principais comandos que você costumar usar em seus programas e salve-o com  extensão  .rsp

2- A seguir digite a linha de comando invocando o compilador com as opções desejadas.

Nota:  A extensão rsp refere-se ao response file que contém  opções para o compilador e arquivos de código fonte a compilar.O compilador processa as opções do arquivo como se elas fossem informadas na linha de comando. Para definir mais de um arquivo response file use a sintaxe:   @arquivo1.rsp arquivo2.rsp

Abaixo um exemplo de arquivo que eu criei e salvei com o nome de maco.rsp

# command line options that the VB.NET
# command line compiler VBC.exe will process
# as part of every compilation, unless the
# /noconfig option is specified:
/r: Accessibility.dll
/r: Microsoft.Vsa.dll
/r: System.dll
/r: System.Configuration.Install.dll
/r: System.Data.dll
/r: System.Design.dll
/r: System.DirectoryServices.dll
/r: System.Drawing.dll
/r: System.Drawing.Design.dll
/r: System.EnterpriseServices.dll
/r: System.Management.dll
/r: System.Messaging.dll
/r: System.Runtime.Remoting.dll
/r: System.Runtime.Serialization.Formatters.Soap.dll
/r: System.Security.dll
/r: System.ServiceProcess.dll
/r: System.Web.dll
/r: System.Web.Services.dll
/r: System.XML.dll
O arquivo ao lado possui diversas opções de linha de comando que o compilador VBC.exe irá processar como parte da compilação a menos que você especifique a opção : /noconfig

 

Outro exemplo de arquivo .rsp seria:

# cria o primeiro arquivo de saida
/target:exe 
/out:Meu_Exe.exe
source1.vb 
source2.vb

 

Agora quando você for usar o compilador de linha de comando vbc.exe , pode usar o arquivo .rsp para referenciar as libraries .NET Framework usadas no seu arquivo .vb. Para o exemplo usando o arquivo maco.rsp podemos ter:

vbc @maco.rsp /target:library maco.vb   cria um arquivo dll (maco.dll)
   
vbc @maco.rsp /target:exe maco.vb   Cria um arquivo EXE(maco.exe)
   
vbc @maco.rsp /target:winexe maco.vb   Cria uma aplicação Windows

Até o próximo artigo...

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

 

             Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter
 

Referências:


José Carlos Macoratti