VBA - Criando um projeto no Excel


Ao iniciarmos uma Pasta de trabalho no Excel é automaticamente criado um Projeto VBA vinculado a ela. Um Projeto VBA é o equivalente à Pasta de trabalho no Excel.

Um Projeto VBA é composto por:

Dessa forma um projeto VBA pode compreender 4 tipos de componentes: a pasta, as planilhas, os módulos e os userforms.

Você pode constatar este fato ao abrir o Excel e criar uma nova pasta de trabalho em branco e em seguida pressionar as teclas ALT+F11 para alternar entre a planilha Excel e o Editor VBA:

 
Pressionando ALT+F11 =>  
 

Vamos então abrir o Excel e criar um novo projeto com o nome LerArquivoCSV (menu Salvar Como) selecionando o tipo : Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel e clicando no botão Salvar;

Obs: O nome LerArquivoCSV é apenas um exemplo, você pode usar qualquer outro nome.

A seguir pressione ALT+F11 para abrir o Editor Visual Basic (VBE);

Do VBE você pode ir para o Excel clicando no botão Excel no topo/esquerdo de sua tela . Assim usando os dois botões você pode navegar no VBE para o Excel e, vice-versa.

Dessa forma você tem um projeto VBA criado no Excel e pronto para ser desenvolvido.

Habacuque 3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.

Habacuque 3:18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Habacuque 3:19 O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.

Referências:


José Carlos Macoratti