ASP.NET 2.0 - Os novos controles de vinculação a dados


Em meu último artigo (ASP.NET  2.0 - Minha primeira aplicação  no Visual Web Developer ) abordei rapidamente a utilização do Visual Web Developer (VWD) onde em um exemplo foi utilizado o controle GridView para exibir os dados de uma tabela em uma página ASP.NET. Lembrando que o VWD é grátis, e, que refere-se a versão 2.0 da plataforma .NET.

Se você acompanhou o artigo percebeu que tudo foi feito com ajuda de assistentes e o resultado final já gerou todo o código necessário para que as funcionalidades estivessem operando. É claro que existem muitos recursos que ainda não foram detalhados no GridView, mas, neste artigo estarei procurando explicar quais são os novos controles de dados que permitem estas novas funcionalidades no ASP.NET.

Como você já deve ter percebido o objetivo da Microsoft foi oferecer controles que realizassem praticamente todo o trabalho de codificação para as tarefas corriqueiras e com isto liberar o desenvolvedor para , vamos dizer assim, para tarefas menos braçais.

Se você observar a barra de ferramentas vai perceber na guia Data os seguintes novos controles:
  1. SqlDataSource
  2. AccessDataSource
  3. ObjectDataSource
  4. XmlDataSource
  5. SiteMapDataSource.

(conforme figura ao lado)

Todos estes controles são compatíveis com o GridView e podem ser usados em conjunto com ele para criar aplicações com acesso a dados e implementar as tarefas básicas inerentes a esse tipo de aplicação usando os assistentes.(Smart Tags)

Você notou que no código gerado pelo assistente não traz os controles entre as tags <%> ? Sabe porque ?

É que os controles de dados (Data Source) são controles não visuais e podem ser usados simplesmente sendo declarados na página. Não são renderizados no servidor, eles representam uma fonte de dados que podem ser  um banco de dados, um objeto de negócio, um arquivo XML ou um Web Service. Os controles contém todo o gerenciamento das atividades como : classificação, paginação, filtros e manutenção de dados.

Abaixo vemos um resumo da finalidade de cada um desses controles:

Quando você arrasta um destes controles de dados para o formulário  é exibida uma Smart Tag. Selecionando - Configure Data Source - será aberta uma janela onde você poderá definir a configuração do seu controle de dados.

Ao lado temos a figura exemplo para o controle AccessDataSource.

Cada controle apresenta uma janela com opções de configurações pertinentes ao seu objetivo.

O controle SqlDataSource , apesar do nome, pode ser usado para configurar um controle de dados com o SQL Server, Oracle, OBDC e outro banco de dados relacional.,conforme mostra figura abaixo:

O controle SqlDataSource possui propriedades como os comandos: SelectCommand, InsertCommand, DeleteCommand e UpdateCommand,  onde definimos as consultas e procedimentos armazenados.

Você pode configurar usando a interface gráfica ou via código.(conforme já mostrei no artigo: )

O controle ObjectDataSource usa qualquer função que retorna uma coleção de objetos.

Você deve criar uma classe que para obter os dados da fonte de dados , preencher os objetos e retornar uma coleção destes objetos.

 

O controle XmlDataSource é usado para acessar arquivos XML.

 

 

Neste artigo não vou em detalhes de utilização dos controles quero apenas registrar que esta havendo um controvérsia na implementação destes recursos.

Uma corrente diz que isto encoraja as más práticas de programação, pois acaba misturando na interface do usuário as regras de negócio e a camada de acesso a dados. E, realmente isto é verdade que deve ser levada em consideração quando da sua utilização.

Aguarde em breve artigos onde irei abordar a utilização de cada um destes controles...

Eu sei é apenas ASP.NET , mas eu gosto...


José Carlos Macoratti