VB .NET -  Criando WebServices

 

Vamos falar sinceramente , embora a Internet tenha facilitado muito a vida das pessoas e nunca tantos tiveram acesso a tanta informação com tanta facilidade e rapidez , a integração de sistemas deixa muito a desejar .Quem atua por trás dos panos sabe os problemas e a dor de cabeça que é atuar num mundo distribuído onde protocolos diferentes tem que se entender e onde cada vez mais as empresas se cercam por firewalls para segurança de suas informações ; neste cenário a integração de sistemas realmente é um desafio.

 

È justamente neste cenário que surgem os WebServices ; imagine  um componente cujos recursos  possam ser acessados na Internet via TCP/IP ,  independente do Sistema Operacional  e de qualquer lugar como se o componente estivesse instalado na sua máquina ; um componente que não sofresse as restrições dos Firewalls e que fosse totalmente integrado ao seu ambiente. Estou falando de WebServices.

 

Não é uma ideia nova , já existem muitos sites que oferecem serviços como : cotações de ações , moedas , etc. ; o problema é que você tem que se adequar a cada um dos ambientes que oferecem o serviço.

 

A estratégia da Microsoft com a plataforma .NET esta focada na integração dos sistemas distribuídos na Web; na plataforma .NET ela oferece ferramentas para que a criação de serviços e sua distribuição na Web possa ser feita de forma rápida e simples.

 

E quanto ao protocolo de  comunicação que permite a integração destes sistemas ?  É aqui que entra o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol ).Ele é o responsável pela comunicação entre o cliente os sistemas e os serviços , pois permite que diferentes aplicações troquem dados de forma semelhante ao protocolo HTTP com GET e POST.

 

Neste artigo eu vou mostrar como podemos criar um WebService simples usando o Visual Studio .NET. Vamos a alguns conceitos...

 

Introdução ao WebServices

 

Um WebService  é armazenado em um arquivo texto com extensão .ASMX que não necessita ser compilado ; você pode usar o ambiente do Visual Studio ou até mesmo o velho e bom bloco de notas para gerar este arquivo. Após gerado basta disponibilizá-lo na Web e acessá-lo via URL como acessamos um arquivo .ASPX.

 

O arquivo ASMX deve possuir algumas diretivas próprias :

 

<%@ WebService Language="VB" Class="Teste" %>  

Imports System.Web.Services

Class Teste : Inherits WebService

<WebMethod ()> Public Function Teste () As String

                     HelloWorld = "Ola Pessoal"

End Function

O acesso ao WebService é feito usando um navegador via sua URL : http://localhost/wbs/teste.asmx

 

Vamos criar nosso primeiro WebService :

a - Inicie um novo projeto no Visual Studio.NET com as seguintes características (sinta-se a vontade para alterar a seu gosto.)

  1. Project Types : Visual Basic Projects
  2. Templates : ASP.NET Web Service
  3. Name : WebServiceSaudacoes
  4. Location : http://localhost/WebServiceSaudacoes

Você verá a tela abaixo. ( a direita mostramos os arquivos do projeto)

 

Clique a seguir no link - click here to switch to cod view -. Vamos usar o exemplo disponível no código removendo as aspas simples conforme abaixo:

 

 

Pronto ! você acabou de criar seu primeiro WebService . Nada muito funcional , não é mesmo ??? Mas calma !!!  vamos mostrar como criar outros WebServices mais complexos.

 

E como acessar nosso primeiro WebService ??? Simples  ! ,  basta digitar sua URL no seu navegador ou pressionar F5 se estiver no ambiente do Visual Studio.

Veja abaixo a página exibindo que o WebService esta funcionando e contém uma função chamada HelloWorld(). Para testar o WebService basta clicar no link - HelloWorld.

 

 

Se tudo estiver certo você verá o resultado na forma de uma arquivo XML

 

 

Aguarde que voltaremos a este importante assunto.

 

Na seqüência irei mostrar como acessar o WebService usando o VB.NET e o ASP.NET.

 

Até lá...

 

Veja os Destaques e novidades do SUPER DVD Visual Basic (sempre atualizado) : clique e confira !

Quer migrar para o VB .NET ?

Quer aprender C# ??

Quer aprender os conceitos da Programação Orientada a objetos ?

Quer aprender o gerar relatórios com o ReportViewer no VS 2013 ?

  Gostou ?   Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter

Referências:


José Carlos Macoratti